A Ajuda Pública ao Desenvolvimento Portuguesa e Europeia: um compromisso para o futuro?
ano 2019
temas APD
Este relatório surge no contexto do trabalho de análise da Ajuda Pública ao Desenvolvimento como mecanismo ao serviço da erradicação da pobreza, da redução das desigualdades e da defesa dos Direitos Humanos, que a Plataforma Portuguesa das ONGD tem desenvolvido. O relatório analisa os dados sobre as mais recentes tendências da Ajuda Pública ao Desenvolvimento – com especial enfoque em 2018 –, tanto no plano nacional como no contexto europeu, apresentando também um conjunto de recomendações que permitiriam melhorar a qualidade da ajuda, a definição de políticas nesta área e o desempenho e a eficácia da cooperação portuguesa.
Desigualdades e Desenvolvimento O contributo de Portugal para a concretização do ODS 10
por PATRÍCIA MAGALHÃES FERRERIRA
ano 2019
temas Agenda 2030; ODS; Desigualdades
O Relatório “Desigualdades e Desenvolvimento | O contributo de Portugal para a concretização do ODS 10” foi elaborado no âmbito do Projeto Europa no Mundo – Make Europe Sustainable for All, que conta com o cofinanciamento da União Europeia e do Camões IP, e traça um retrato das áreas em que, a nível nacional, se verifica um maior nível de desigualdades, analisando também o contributo de Portugal para a redução das desigualdades a nível global.
Ficha Temática de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global
temas Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global
A ficha temática de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG) pretende apresentar o entendimento da Plataforma Portuguesa das ONGD (PPONGD) sobre este conceito, sistematizando os conhecimentos e reflexões resultantes do processo de construção da narrativa de EDCG, ao longo de 2017 e 2018, promovido pelo Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global.
Ficha Temática de Cooperação para o Desenvolvimento
temas Cooperação para o Desenvolvimento
A ficha temática de Cooperação para o Desenvolvimento (CD) sistematiza os conhecimentos e reflexões da Plataforma Portuguesa das ONGD (PPONGD) em torno da arquitetura global da Cooperação, destacando os seus atores, áreas de atuação, recursos e objetivos.
Ficha Temática de Ajuda Humanitária e de Emergência
temas Ajuda Humanitária e de Emergência
A ficha temática de Ajuda Humanitária e de Emergência (AHE) tem como objetivo a atualização e sistematização dos conhecimentos relativos aos princípios, práticas e desafios da assistência humanitária.
Relatório AidWatch Portugal 2017 A Cooperação Portuguesa no início da era pós-2015
por Ana Filipa Oliveira/ACEP
ano 2017
temas AidWatch, Cooperação, APD, Ajuda Pública ao Desenvolvimento
Este relatório surge enquadrado na reflexão do Grupo de Trabalho Aid Watch da Plataforma Portuguesa das ONGD e procura identificar o percurso e os principais desafios que se têm vindo a colocar à Cooperação Portuguesa na nova agenda do Desenvolvimento Sustentável, a que se convencionou designar por era pós-2015.
pesquisa por temas