Artigo de Opinião
Cooperação portuguesa: uma agenda apenas de interesse nacional?
em Online
data 2017.12.01
consultar AQUI

“Oportunidades de negócio”, “internacionalização das empresas portuguesas”, “atracção de novos mercados”, “parcerias win-win”. Estas e outras expressões, comumente utilizadas para se referir ao esforço de promoção da economia no âmbito da política externa portuguesa, são cada vez mais utilizadas por responsáveis políticos na Cooperação Portuguesa para o Desenvolvimento. Porém, este não é — ou não deve ser — o seu desígnio primordial.

Online
ONGD alertam que UE só chegará 22 anos depois ao objetivo de 2030 para ajuda ao desenvolvimento
em DN
data 2017.10.17
consultar AQUI

No relatório AidWatch, conhecido hoje, a Confederação Europeia de organizações não-governamentais de Ajuda Humanitária e Desenvolvimento (CONCORD) alerta que, com a "atual taxa de crescimento, o compromisso assumido há mais de uma década e renovado por várias vezes de alocar 0,7% do rendimento nacional bruto (RNB) à Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) até 2030, só será uma realidade daqui a uma geração, em 2052".

Online
Turismo, o passaporte para a prosperidade
em Portal VER
data 2017.07.27
consultar AQUI

Movendo diariamente três milhões de viajantes, que contribuem para 10% do PIB mundial, o turismo tornou-se “num pilar das economias, num passaporte para a prosperidade e numa força transformadora para melhorar a vida de milhões de pessoas”. Em Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o sector assume-se já não só como um potencial driver da economia global, mas também como uma solução privilegiada para resolver os grandes desafios globais que ameaçam o planeta, a paz e o progresso social.

TV
"Os refugiados são hoje a face mais visível das crises humanitárias"
em SIC Notícias
data 2016.08.19
consultar AQUI

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, prestando-se homenagem aos trabalhadores humanitários que perderam a vida em funções. Pedro Cruz, Diretor-executivo da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, foi hoje convidado da Edição da Manhã.