GT Recursos Humanos para a Cooperação

O Grupo de Trabalho de Recursos Humanos para a Cooperação (GTRHC), criado em Junho de 2005, tem como principal objectivo unir esforços em torno dos Recursos Humanos para a Cooperação, com destaque para o voluntariado na área da Cooperação para o Desenvolvimento, procurando esclarecer todas as pessoas interessadas nesta área e que tenham vontade e disponibilidade de, como voluntários ou cooperantes remunerados, contribuir para a promoção de um mundo mais justo e equitativo.

Neste sentido, desde a sua criação, o GTRHC tem concretizado várias iniciativas de sensibilização, formação e promoção do voluntariado para a Cooperação. Em 2009 foi lançado o Guia dos Recursos Humanos para a Cooperação que procurando sobretudo responder a uma necessidade de organização da informação espartilhada sobre as três fases importantes do trabalho do voluntário ou cooperante remunerado: antes de partir, durante o trabalho no terreno e depois do regresso.

Desde a sua adesão ao Conselho Nacional de Promoção de Voluntariado (CNPV), a Plataforma das ONGD é representada neste órgão por um dos membros do GT, procurando contribuir para o acompanhamento de temáticas e interesses partilhados entre este Conselho e as ONGD que compõe o GTRHC.

Por outro lado, tem havido igualmente esforços concertados para actuar junto dos decisores políticos no sentido de promover políticas mais favoráveis no que diz respeito ao Voluntariado para a Cooperação e ao estatuto dos cooperantes nacionais.

Este Grupo é constituído por 6 ONGD associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD: Equipa D’ÁfricaISU  - Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, Monte - ACEObra Missionária de Acção Social/Leigos da Boa NovaSaúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano.

GT Ética