|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 12 JAN 2015

UNICEF Iraque distribui mais de 200.000 conjuntos de vestuário de Inverno

O tempo invernoso de frio intenso no Iraque veio agravar a já dura situação com que se defrontam mais de um milhão de crianças, enquanto o país continua a sofrer os efeitos da violência generalizada e das deslocações forçadas. As estimativas oficiais, que se reportam a Janeiro deste ano, indicam que mais de 2.1 milhões de pessoas, mais de metade das quais crianças, estão deslocadas no país. A maior parte dos deslocados fugiu para o Norte, onde as temperaturas negativas são frequentes no Inverno. As famílias deslocadas que se encontram em tendas e outros abrigos informais, com acesso limitado a serviços de saúde, estão especialmente vulneráveis à intempérie, às doenças e à morte.

Porém, desde Outubro de 2014, a UNICEF, com o apoio de parceiros incluindo Save the Children, Mercy Corps, Relief International, Acted, DRC, NRC e Kurds, outros parceiros no terreno, a ONU e outras agências humanitárias, bem como doadores tais como KSA, têm vindo a fornecer conjuntos de vestuário de Inverno a mais de 200.000 crianças que se encontram em áreas de difícil acesso. Estes kits são compostos por casacos, chapéus, botas e outros artigos para enfrentar o tempo frio. A UNICEF distribuiu também mais de 7.000 cobertores térmicos, juntamente com kits de vestuário. Estas iniciativas destinam-se a alcançar as comunidades mais vulneráveis, particularmente as que vivem a maior altitude onde as temperaturas baixas e a neve chegam primeiro, famílias que vivem em edifícios inacabados e áreas com um elevado número de famílias deslocadas que ainda não receberam qualquer assistência.

“Em contextos nos quais as crianças estão a sofrer, nalguns casos há vários anos, devido à violência e à exclusão de serviços básicos tais como os de educação, é inaceitável que elas não tenham sapatos, casacos ou chapéus adequados ao Inverno. A UNICEF tem canalizado os seus recursos limitados e a informação do terreno para garantir com rigor a entrega de bens e a prestação de serviços de protecção aos mais vulneráveis,” afirmou o Dr. Marzio Babille, Representante da UNICEF no Iraque.

Para além do vestuário e dos cobertores, a UNICEF está a proceder à distribuição de 1.200 aquecedores a óleo, 460 extintores e perto de 11.000 casacos para a chuva junto das escolas. A UNICEF está também a adequar as escolas ao Inverno através de materiais isolantes e lonas para evitar os estragos da chuva e o risco de inundações. O desenvolvimento de infra-estruturas para prevenir os danos causados pela precipitação incluem a construção de sistemas de escoamento e a colocação de aquecedores solares, de modo a assegurar que as crianças tenham acesso a água quente para se lavarem. No entanto, a fim de chegar a mais de 200.000 crianças que ainda precisam de assistência, é preciso fazer muito mais, incluindo distribuir 200.000 cobertores, 25.000 aquecedores e 10.000 kits para evitar a hipotermia.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010