porAIDGLOBAL
fonteAIDGLOBAL
a 15 DEZ 2014

AIDGLOBAL alarga Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto

AIDGLOBAL assinalou o alargamento da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto com uma cerimónia onde foram entregues 10 Maletas da Leitura e inaugurada a Biblioteca que reabilitou na Escola Primária de 1º e 2º Graus 25 de Junho – Unidade 4, no Chibuto. O evento ocorreu a 6 de Novembro, contando com a presença de ilustres membros do governo de Moçambique.

Como contributo para o projecto “Infoinclusão” na Província de Gaza”, esse dia comemorativo iniciou-se com a distribuição dos mais de 50 computadores a bibliotecas escolares e à Biblioteca Municipal do Distrito do Chibuto, os quais foram doados pela Fundação PT e seguiram para Moçambique no último contentor da AIDGLOBAL.

No âmbito do programa “Passaporte para a Leitura”, que baliza toda a actuação da organização, tanto ao nível da promoção da leitura como da literacia digital, a AIDGLOBAL reabilitou uma sala na Escola Primária de 1º e 2º Graus 25 de Junho – Unidade 4, onde, a partir do dia 6 de Novembro, está instalada a Biblioteca, que foi apetrechada com mais de 1200 livros, 3 computadores e mobiliário. Foi, também, facultada formação em Gestão de Bibliotecas e Promoção da Leitura a professores e técnicos bibliotecários.

A entrega de 10 Maletas da Leitura, no âmbito do projecto “Reforço da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto – Maletas da Leitura”, a 10 Escolas do Distrito do Chibuto que não dispõem de espaço físico para acolher uma Biblioteca, assinalou, também, este dia. O projecto surge como uma extensão de um outro, o “Mabuko Ya Hina”, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal (RBE) que, através do Ministério da Educação de Moçambique (MINED) e da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM - CELP), fez chegar a escolas e às comunidades integradas uma Maleta de Leitura contendo cerca de 150 livros infanto-juvenis.

O alargamento da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto é uma iniciativa da AIDGLOBAL, que resulta da coparticipação de diferentes actores em Portugal e Moçambique, sem os quais não seria possível cumprir os objetivos delineados, destacando-se o Município do Chibuto, o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia do Distrito do Chibuto, a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal e os seus parceiros em Moçambique, a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa, o Camões – Instituto da Língua e da Cooperação, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Leya, o Grupo Visabeira, os CTT – Correios de Portugal, a Fundação PT, entre outros, além de todos os particulares portugueses que contribuíram com doações de livros que foram enviados no contentor para Moçambique.

Este é mais um passo no caminho que a AIDGLOBAL tem percorrido para concretizar a sua ambição: melhorar os níveis de literacia e de educação, essenciais a uma cidadania activa, promotora de um mundo mais justo, igualitário e sustentável.