porASII
fonteTESE
a 11 DEZ 2014

ASII LANÇA 1º BLOGUE PORTUGUÊS SOBRE MERCADO DOS NEGÓCIOS SOCIAIS

O ASII - Alliance for Social Impact Investment, projecto nacional com financiamento da União Europeia, lançou um blogue com o objectivo de sensibilizar os potenciais intervenientes para a temática dos negócios sociais e informar sobre os avanços conseguidos desde Junho, altura em que foi lançado pelo consórcio formado pela TESE - Associação para o Desenvolvimento, Finance for Social Impact, Sair da Casca - Consultoria e Comunicação em Desenvolvimento Sustentável e Vieira de Almeida - Sociedade de Advogados.

Disponível em https://allianceforsocialimpactinvestment.wordpress.com, o novo blogue é o primeiro em Portugal sobre a temática e vai permitir envolver entidades, empreendedores, investidores e demais interessados na exploração de conhecimento decorrente do ASII, assim como de outros participantes da mesma linha de financiamento noutras geografias.

Para Helena Gata, Directora Executiva da TESE, «o lançamento do blogue do ASII representa um importante objetivo alcançado por este projeto que, como é sabido, está a trilhar caminho num âmbito ainda pouco debatido em Portugal: o dos negócios sociais». Ainda de acordo com esta responsável, «contamos que ele se revele uma plataforma informativa de interesse para todos e que a sua atualização reflicta as movimentações que desejamos para o sector».

Recorde-se que o ASII nasce para criar o quadro de regras de funcionamento e uma plataforma de financiamento que impulsione negócios sociais em Portugal, através de um memorando de entendimento a celebrar entre os vários agentes relevantes. Os negócios que aliam a sustentabilidade financeira e o “impacto social” têm-se revelado soluções de sucesso para problemas sociais em países como a França e o Reino Unido - em Portugal são, ainda, uma realidade por explorar.