|
porONU
fonteONU
a 09 DEZ 2014

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional contra a Corrupção

A corrupção é um fenómeno global que atinge sobretudo os pobres, impede o crescimento económico inclusivo e rouba fundos a serviços essenciais. Do berço ao túmulo, milhões de pessoas são afectadas pela sombra da corrupção.

Na comemoração deste ano, do Dia Internacional contra a Corrupção, apelamos novamente às pessoas que se empenhem e contribuam para "Quebrar a corrente da Corrupção".

No próximo ano, o mundo vai ter uma nova agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015. O nosso objectivo passa por capacitar os indivíduos e catalisar os governos, o sector privado e a sociedade civil para ajudar a tirar milhões de pessoas da pobreza, proteger o planeta e alcançar a prosperidade partilhada e dignidade para todos. Eliminar a corrupção e os seus impactos nocivos será crucial para o nosso bem-estar futuro.

Para desmontar os muros altos da corrupção, exorto todos os países a ratificar e implementar a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. As suas medidas inovadoras nas áreas da prevenção, a criminalização, cooperação internacional e recuperação de activos têm permitido importantes avanços, mas há muito mais a fazer. Os serviços públicos devem manter os mais altos padrões de integridade e garantir que as nomeações sejam atribuídas por mérito. Os funcionários públicos, bem como os funcionários eleitos, devem pautar a sua acção  pela ética, transparência e responsabilidade.

O sector privado também tem um papel crucial. O bom comportamento é um bom negócio. As unidades de negócio podem converter acção anti-corrupção em apoio firme para o desenvolvimento sustentável.

Apelo a todos que ajudem a acabar com a corrupção e que trabalhem em conjunto para alcançar a justiça e equidade a nível mundial. O mundo e as pessoas já não podem pagar, nem tolerar, a corrupção.


--------------------------------------
http://www.un.org/en/events/anticorruptionday/
http://www.anticorruptionday.org/actagainstcorruption/
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010