porLuís Álfaro Cardoso
fontePlataforma
a 04 DEZ 2014

Encontro dos Países de Língua Portuguesa sobre Desertificação

A Comissão Nacional de Combate à Desertificação do Brasil organizou, entre os dias 18 a 27 de Novembro, o I Encontro dos Países de Língua Portuguesa no âmbito da UNCCD (United Nations Convention to Combat Desertification).

A Plataforma Portuguesa das ONGD foi o representante da sociedade civil portuguesa, acompanhando nos trabalhos o Ponto Focal Nacional de Portugal na UNCCD, sendo representada pelo membro da Direcção, Luís Álfaro Cardoso.

Os trabalhos tiveram os seguintes marcos principais:

• Visita à Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em Redenção, Ceará.
  • Participação no Seminário Internacional de Sustentabilidade do Semi-árido, na Universidade de Barbalha, Ceará.
  • Visitas de campo a áreas de execução de projectos de recuperação de solos marginais do semiárido nordestino Brasileiro, de exploração do bioma “caatinga” desta área,  de captura e depósito de reservas de águas pluviais e sanitárias, de produção e industrialização artesanal de frutos  e de exploração de gado deste bioma- Ceará Pernambuco e Paraíba
  • Elaboração da proposta de formalização da Plataforma Lusófona de Combate à Desertificação e de Recuperação de Solos Marginais para ratificação pelos governos da CPLP em calendário proposto – Instituto Nacional do Semi-Árido, Campina Grande
  • Elaboração dos termos de referência das primeiras intervenções em cada um dos países da CPLP através de projectos veiculados pela Plataforma Lusófona de Combate à Desertificação e de Recuperação de Solos Marginais a fontes de financiamento nacionais ou internacionais. Instituto Nacional do Semi-Árido, Campina Grande