porPedro Cruz
fontePlataforma
a 04 DEZ 2014

Semana Internacional da Sociedade Civil 2014 - “Citizen Action, People Power”

Organizada pela CIVICUS (World Alliance for Citizen Participation), decorreu entre 19 e 25 de Novembro, em Joanesburgo, a Semana Internacional da Sociedade Civil 2014, sob o lema “Citizen Action, People Power”. Este evento contou com a presença de cerca de 500 representantes de organizações da Sociedade Civil de mais de 100 países.

Reunindo um tão vasto número de activistas e líderes de movimentos sociais que intervêm em todos os continentes e nas mais variadas áreas temáticas (Ambiente, Desenvolvimento Local, Advocacy, Agricultura, Educação para o Desenvolvimento,etc.), o objectivo principal desta Semana Internacional foi criar um espaço de encontro verdadeiramente global para o confronto de visões e reflexões, necessariamente diferentes mas baseadas na defesa de valores semelhantes, sobre alguns dos principais desafios que o mundo enfrenta actualmente. Dessa partilha de experiências e instrumentos procuraram-se extrair soluções conjuntas, complementares e sustentáveis para combater a pobreza global e lutar contra todos os tipos de desigualdades (económicas, políticas e de género) e defender, de forma absoluta, o primado do respeito pelos Direitos Humanos.

Ao longo de 6 dias, pretendeu-se reforçar esta parceria baseada num objectivo comum de transformação social em que os cidadãos e cidadãs de todos os países devem ter um papel activo, uma vez que podem mudar comportamentos e contribuir para que os modelos de desenvolvimento nacionais e internacionais sejam verdadeiramente sustentáveis.

A convite da CIVICUS, a Plataforma Portuguesa das ONGD esteve representada em Joanesburgo pelo seu Director Executivo, Pedro Cruz, que participou num conjunto de reflexões sobre a nova Agenda de Desenvolvimento pós 2015, sendo-lhe apresentada a campanha Action 2015 que mobilizará ao longo do próximo ano a Sociedade Civil de todo o Mundo na defesa de um novo enquadramento de Desenvolvimento para as próximas décadas que reflicta as ambições e reivindicações das populações mais desfavorecidas e que não cometa os mesmo erros da Agenda do Milénio.

O debate sobre estes e outros temas terá continuidade já em Março de 2015, no âmbito do Fórum Social Mundial que decorrerá em Tunis.

Mais informação sobre o evento aqui.