a 05 JUL 2010

FEC: Voluntariado Missionário renova compromisso solidário

Em 2010 vão partir 360 voluntários de cerca de 50 entidades diferentes, em missões para Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil, Timor-Leste, República Centro Africana, Colômbia e Zâmbia, integrados em acções de cooperação internacional.

Durante o ano de 2010, o dinamismo solidário do Voluntariado Missionário é renovado pela acção voluntários que, gratuitamente, colocam o seu tempo e os seus conhecimentos ao serviço de pequenas comunidades de países em desenvolvimento.

De acordo com a informação disponibilizada pela FEC, Moçambique, à semelhança dos anos anteriores, é o país para onde parte o maior número de voluntários – 121, o que equivale a 34% das partidas. Este ano, e contrariando o que tem sido a tendência desde há alguns anos, Cabo Verde ocupa a segunda posição e contará com a presença de 80 voluntários (23%).
Os voluntários partirão integrados em acções de curta duração (de 15 dias a 6 meses) e de longa duração (mais de 1 ano). Este ano 317 voluntários (88%) entregarão à missão entre 15 dias e 6 meses da sua vida e 43 (12%) ficarão nos países em desenvolvimento por um período superior a 1 ano. A maioria dos voluntários que partirá este ano tem entre 18 e 25 anos o que corresponde a 58%.