porONU
fonteONU
a 25 NOV 2014

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

A violência sexual e baseada no género é a forma mais extrema da desigualdade global e sistémica vivida pelas mulheres e meninas. Não conhece fronteiras geográficas, socio-económicas ou culturais. Em todo o mundo, uma em cada três mulheres sofrem violência física ou sexual em algum momento da sua vida, seja violação sexual e violência doméstica , assédio no trabalho ou assédio moral na internet.

Só este ano, mais de 200 meninas foram sequestradas na Nigéria; ouvimos o testemunho gráfico de mulheres iraquianas sobre violação e escravidão sexual durante o conflito; Duas estudantes indianas foram violadas, mortas e penduradas de uma árvore; e nos Estados Unidos, têm havido casos notórios de violência sexual em equipes desportivas e campus universitários.

As mulheres e meninas são vítimas de violência em todos os países e bairros, mas muitas vezes estes crimes não são reportados, são escondidos. Temos que acabar com o silêncio. É por isso que o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres deste ano centra-se num esforço de base para aumentar a consciência “Pinte o seu bairro de Laranja” (Orange Your Neighbourhood). A área à volta da sede das Nações Unidas em Nova York, o edifício do Secretariado e o Empire State Building serão iluminados em tons de laranja, e muitos outros eventos estão planeados em todo o mundo e nas redes sociais.

Todos nós temos a responsabilidade de prevenir e acabar com a violência contra mulheres e meninas, a começar por desafiar a cultura de discriminação que permite a continuação da violência. Temos de quebrar os estereótipos de género e atitudes negativas, introduzir e implementar leis para prevenir e acabar com a discriminação e exploração, e protestar contra um comportamento abusivo sempre que o vêmos. Temos de condenar todos os atos de violência, estabelecer a igualdade em nosso trabalho e vida doméstica, e mudar a experiência quotidiana de mulheres e meninas.

Os direitos das mulheres já foram pensados de como o negócio das mulheres só, mas mais e mais homens e meninos estão se tornando verdadeiros parceiros na luta pela emancipação das mulheres. Há dois meses atrás, eu lancei a campanha HeForShe; um movimento de solidariedade mundial para a igualdade de género, que reúne metade da humanidade em prol do outro, para o benefício de todos.

Todos nós temos um papel a desempenhar, e eu exorto-vos a desempenhar o vosso. Se ficarmos unidos em casa, na comunidade, em cada país e a nível internacional, podemos combater a discriminação e impunidade e acabar com as mentalidades e costumes que incentivam, ignoram ou toleram a desgraça mundial que é a violência contra mulheres e meninas.