porLeigos para o Desenvolvimento
fonteLeigos para o Desenvolvimento
a 14 NOV 2014

A ONGD Leigos para o Desenvolvimento apresentou livro infantil "O Carnaval da Kissonde

Decorreu esta semana a apresentação do livro “O Carnaval da Kissonde” do autor angolano Ondjaki e da ilustradora brasileira Vânia Medeiros. Os fundos recolhidos com este livro revertem integralmente para a ONGD Leigos para o Desenvolvimento.

A sessão de apresentação moderada por Elisabete Oliveira, membro da Direcção dos Leigos para o Desenvolvimento, contou ainda com a presença da jornalista Fernanda Freitas que reafirmou a sua ligação à causa da ONGD Leigos para o Desenvolvimento e o seu gosto em ser voluntária leitora. Filipe Pinto, presidente da Direcção dos Leigos, enquadrou o projecto, agradecendo o trabalho dos autores em regime de pro bono e lembrou que a interculturalidade e partilha, valores presentes neste livro, são também os valores da associação. Fez-se ainda presente via skype, a ilustradora Vânia Medeiros que descreveu a sua envolvência no processo criativo desta obra e alegria em fazer parte deste projeto. No final houve ainda tempo para ouvir a jornalista Fernanda Freitas a ler o conto.

Segundo, Andreia Carvalho, responsável pelo lançamento: “Este livro surge como forma de apoiar o nosso trabalho e sendo Ondjaki um autor angolano, conhece bem a realidade de um dos países onde também estamos presentes, e que, da sua maneira muito particular consegue transpor para esta história, que envolve uma Kissonde (formiga vermelha de cabeça grande), a forma de estar e actuar nos contextos em que se inserem os voluntários da ONGD Leigos para o Desenvolvimento. Ao obtê-lo, está a contribuir para ajudar as nossas missões em Angola, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.”

O desafio de colaborar com esta organização foi desde logo aceite por Ondjaki, escritor angolano que pertence a uma nova geração de escritores de língua portuguesa e que nos fascina com a magia que os seus livros têm dentro de si, o que já lhe valeu vários prémios de literatura. O Carnaval da Kissonde conta a história de um camaleão que quer ajudar uma formiga a fazer uma festa de carnaval e que, como por magia, vê transformada a sua disponibilidade numa amizade mais importante que qualquer festa.

Através das ilustrações de Vânia Medeiros, que tão bem transformou em imagem muitos dos pormenores da história, as crianças são convidadas a entrar num universo com o qual facilmente se podem identificar, absorvendo-o assim de forma encantadora e colorida.

O livro está à venda nos centros universitários da Companhia de Jesus em Braga, Coimbra, Lisboa e Porto e através do e-mail davidrodrigues@leigos.org e/ou telefone 217 574 278.