a 02 JUL 2010

APF: Parlamento Português aprova por unanimidade Resolução sobre ODM 4 e 5

A Assembleia da República aprovou a 24 de Junho uma Resolução que recomenda ao governo que reafirme o seu compromisso no sentido do cumprimento e boa consecução dos ODM , com especial enfoque no ODM 4 e 5, relativos à redução da mortalidade infantil e à melhoria da Saúde materna.

Esta Resolução foi apresentada pelos membros do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento e aprovada por unanimidade em Plenário. A iniciativa foi apresentada publicamente no passado dia 18 de Maio no V Colóquio - Os Direitos Humanos na Ordem do Dia - Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: 10 anos depois e a cinco anos do prazo final.

A APF congratula-se com esta importante iniciativa que desejamos desde já seja apresentada como um contributo do trabalho dos Parlamentares Portugueses para a Cimeira do Milénio a ter lugar em Setembro próximo na sede das NU em Nova Iorque e que contará com a presença de Portugal. Bem como nas demais iniciativas que envolvem a os diversos sectores dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Saúde e Igualdade.

Este projecto de resolução é um contributo importante para a coerência de medidas e políticas (internas e externas) e para o avanço fundamental dos ODM que estão em maior risco de alcançados.

O GPPsPD é o parceiro português do Forum Europeu de Parlamentares (EPF) . O Colóquio de 18 de Maio foi uma iniciativa do GPPsPD, do EPF em colaboração com a APF, UNRIC e UNFPA (
http://www.apf.pt/cms/files/conteudos/file/Noticias%20e%20destaques/Maio%202010/vcoloquio2.pdf ).

Mesa

João Martins. membro da Direcção da Plataforma