|
porAIDGLOBAL
fonteAIDGLOBAL
a 17 OUT 2014

AIDGLOBAL lança campanha de fundraising para construir biblioteca escolar em Moçambique

A AIDGLOBAL, com o apoio da Fundação Mais, lança uma campanha de angariação de fundos, na plataforma Rayse Your Cause, que visa a construção de uma Biblioteca na Escola Primária Completa de Mahuntsane, no âmbito do programa “Passaporte para a Leitura”.

A Escola Primária Completa de Mahuntsane, situada no Distrito do Chibuto, é uma instituição com muito poucos recursos financeiros, não dispondo de biblioteca para os seus alunos.

Numa primeira fase do projeto, que se prevê que se realize entre março e abril de 2015, será feita, na escola, a construção do espaço físico da futura biblioteca e o seu equipamento com mobiliário, fundo bibliográfico e material informático. Na segunda fase, será facultada formação e capacitação aos professores e técnicos bibliotecários, em Gestão das Bibliotecas e Promoção da Leitura.

O objetivo geral deste projeto passa por contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos do Distrito do Chibuto, promovendo o acesso ao livro, através do reforço e consolidação de uma Rede de Bibliotecas Escolares no Distrito do Chibuto. Terá como beneficiários cerca de 1060 alunos e professores do ensino primário deste Distrito.

A Rayse Your Cause é uma plataforma online de fundraising, na qual é possível fazer doações a diversos projetos e patrocinar campanhas para a sua a divulgação. Esta parceria foi criada com o objetivo de tornar possível à AIDGLOBAL construir mais uma biblioteca em Moçambique e, assim, alargar a Rede de Bibliotecas Escolares nesse país.

De acordo com os dados do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia do Distrito do Chibuto, o nível de acesso ao livro nas escolas deste distrito, o maior da província de Gaza, é de apenas 10%. Uma das formas de combater esse problema consiste na criação de bibliotecas escolares, sendo que as poucas que existem não respondem às necessidades efetivas da comunidade.

Indo ao encontro da sua missão, a AIDGLOBAL criou, em 2008, o programa “Passaporte para a Leitura”, que pretende alargar o acesso ao livro, através da criação e equipamento de bibliotecas, de atividades de animação da leitura e da formação de técnicos.

Até à data, a AIDGLOBAL viabilizou o equipamento de 3 Bibliotecas Municipais na Província de Gaza: Chibuto, Chókwè e Xai-xai. Criou 16 Bibliotecas Escolares no Distrito do Chibuto, 5 das quais em edifício. As restantes 11 são “Bibliotchovas”— modelo de biblioteca móvel criado pela AIDGLOBAL — que tem por base um tchova característico de Moçambique e se destina a escolas que não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca.

Paralelamente, foram dados os primeiros passos para a integração das Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto na única Rede de Bibliotecas Escolares existente em Moçambique.

A AIDGLOBAL promoveu sessões de animação da leitura, nomeadamente dramatização de contos e outras atividades lúdico-pedagógicas, em 20 escolas do Distrito do Chibuto, entre as quais as que receberam as “Bibliotchovas”.
No total, beneficiaram da intervenção da AIDGLOBAL 23.913 alunos e 487 professores. Foram distribuídos pelas bibliotecas cerca de 40.000 livros e 129 computadores.

É intenção da AIDGLOBAL continuar o trabalho no sentido de alargar a Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto às restantes 92 escolas que o compõem.

(Artigo escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico)
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010