|
porONU
fonteONU
a 16 OUT 2014

MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Hoje e todos os dias, o que comemos é produto do trabalho dos agricultores familiares. Eles são responsáveis pela maioria das quintas do mundo, preservam os recursos naturais e a biodiversidade e são a base dos sistemas alimentares e agrícolas inclusivos e sustentáveis.

É oportuno que neste Ano Internacional da Agricultura Familiar, existam  menos 100 milhões de pessoas a passar fome do que há apenas 10 anos atrás. Sessenta e três países cortaram para metade a porção da sua população subnutrida. A nossa visão de uma “fome zero” está quase a ser alcançada.

Ainda assim, há muito trabalho a fazer. Mais de 800 milhões de pessoas não dispõem de alimentos saudáveis e nutritivos para conseguirem levar vidas activas. Uma em cada três crianças está subnutrida.

Os agricultores familiares são a chave para desencadear o progresso global. No entanto, estes encontram-se em desvantagem quando se trata do acesso às tecnologias, serviços e mercados, tal como estão expostos a condições atmosféricas extremas, alterações climáticas e degradação ambiental.

Garantir o acesso igualitário – particularmente para as mulheres – aos recursos de produção é essencial para empoderar os 500 milhões de pequenos agricultores à escala global e dessa forma contribuir para a erradicação da pobreza e preservar o ambiente.

Na Cimeira do Clima em Nova Iorque no último mês, mais de uma centena de organizações e governos se comprometeram a trabalhar mais estreitamente com os agricultores, pescadores e criadores de animais de forma a melhorar a segurança alimentar e nutrição ao mesmo tempo que se aborda a questão das alterações climáticas. O “Desafio da Fome Zero” e o movimento “Scaling Up Nutrition” estão a catalisar parcerias com governos, sociedade civil e o sector privado. O Comité Para a Segurança Alimentar Mundial, fez progressos impressionantes nos investimentos responsáveis na agricultura, na questão do desperdício e perda alimentar tal como em fomentar a acção para promover pescas e aquacultura sustentáveis.

Em 2015 dispomos de uma oportunidade para mudar o jogo, através do alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, do desenho de uma nova agenda para o desenvolvimento sustentável e no alcance de um acordo universal significativo para o clima. Um mundo livre de pobreza e de fome, onde todas as pessoas têm o seu direito a uma alimentação adequada salvaguardado, é crucial para o futuro que queremos. 

Neste Dia Mundial da Alimentação, vamos tomar a decisão de acabar com a fome nesta geração.

-------------------

Mais informação
http://www.fao.org/world-food-day/home/en/
http://www.fao.org/portugal/en/

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010