|
porPlataforma e Beyond 2015
fontePlataforma e Beyond 2015
a 01 OUT 2014

Pós-2015: uma nova agenda para um mundo melhor

Ao longo dos últimos 15 anos, o mundo viu-se a braços com uma lista de afazeres para erradicar a pobreza. Na viragem do milénio, os líderes mundiais acordaram num conjunto de objectivos para reduzir a pobreza e as desigualdades até 2015. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) foram ambiciosos, complexos e frequentemente criticados. Os Estados Unidos não participaram durante a primeira década. No entanto, à medida que nos aproximamos do fim desta incrível viagem e é altura de olhar para além de 2015, quase todos concordam que foi possível implementar um enquadramento comum detalhado, focado e bem comunicado.

Embora nem todos os objectivos tenham sido alcançados, muitos foram: há menos pessoas a viver em situação de pobreza extrema e são mais as que têm acesso a água potável; mais meninos e meninas vão à escola; menos mulheres morrem no parto. Há sinais de progresso no tratamento da malária, do VIH e SIDA e de outras doenças.

Paralelamente a estes resultados positivos é também claro que o mundo é hoje um lugar muito diferente daquele no qual os ODM foram definidos na viragem do século. Os impactos das alterações climáticas estão a ser sentidos em todo o mundo, as desigualdades estão a aumentar e as crises económicas ainda prejudicam um grande número de pessoas. Há ainda muito por fazer para criar um mundo equitativo e sustentável onde cada pessoa esteja segura, viva bem e goze dos seus direitos humanos, e onde os sistemas políticos e económicos providenciem bem-estar para todas as pessoas dentro dos limites dos recursos do nosso planeta.

É por isto que devemos aprender as lições desta abordagem global e, enquanto nos aproximamos do fim do período de vigência dos ODM, devemos dar um novo impulso à luta contra a pobreza e as desigualdades com um novo enquadramento comum detalhado, focado e bem-comunicado.

Mas alcançar estes novos objectivos não só exige este enquadramento, mas também um compromisso real dos governos e dos decisores políticos – eles têm uma nova oportunidade para os tornar realidade. Esperamos que não falhem. Exige também o envolvimento de todos nós para, na nossa escala, assegurarmos o cumprimento dos objectivos na dimensão local, contribuindo assim para a dimensão global. Somos todos parte do problema. Como tal, somos todos parte da solução!

Este mês de Setembro, a Assembleia Geral da ONU está a discutir o que deverá constar da Agenda para o Desenvolvimento em 2015. Estes novos objectivos têm que reflectir a realidade do mundo em que vivemos actualmente e focar os nossos esforços em criar um mundo mais limpo, mais seguro e mais justo até 2030.

Assim, no crescente rufar dos tambores, o que é que as pessoas em todo o mundo esperam desses Objectivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015?

A campanha “Beyond 2015”, constituída por mais de 1000 Organizações da Sociedade Civil em mais de 130 países, centra-se na criação de uma mudança radical no entendimento da relação entre as pessoas, o planeta e a economia e juntou-se a outros para o descobrir. Em todo o mundo as pessoas concordam: queremos um enquadramento forte e legítimo que seja capaz de desafiar com vigor as desigualdades, a pobreza, a destruição ambiental e as alterações climáticas; que reconheça que a paz, a estabilidade e os direitos humanos são cruciais para alcançar a igualdade e a dignidade; que não deixe ninguém para trás; que não exija aos mais pobres e aos mais vulneráveis escolhas impossíveis; que dê esperança; e que reconheça e fortaleça as redes que mantêm as pessoas unidas.

Queremos ter capacidade para influenciar as decisões que afectam as suas vidas.

Os governos e os decisores políticos devem ouvir as vozes das pessoas e apoiar o seu envolvimento na definição, implementação e monitorização destes novos objectivos que irão moldar o desenvolvimento sustentável por mais de uma década. O desafio começa AGORA.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010