porONU
fonteONU
a 02 OUT 2014

MENSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA

Neste dia Internacional da Não-Violência, comemoramos a filosofia do falecido Mahatma Gandhi, que através do seu exemplo provou que os protestos pacíficos podem muito mais eficazes do que as agressões militares.

Os princípios consagrados na Declaração dos Direitos Humanos, adoptada em 1948, no ano da morte de Gandhi, devem muito às suas convicções.

Neste momento de aumento da violência sectária e de destruição irresponsável de sítios culturais e de património, é oportuno lembrar o apelo de Gandhi à paz e reconciliação e a sua advertência de que “Olho por olho, acaba por tornar todos cegos”.

Temos que alimentar uma cultura da paz, construída no diálogo e na compreensão, para vivermos juntos em harmonia enquanto respeitamos e celebramos a riqueza e diversidade humanas.

Não há melhor ferramenta do que a educação para desenvolver a dignidade humana, promover a cultura da não-violência e construir uma paz duradoura. Através da educação, conseguimos criar novas formas de viver com os outros no planeta. A educação pode também lançar a fundação para o desenvolvimento de novas formas de cidadania global e solidariedade que são tão essenciais no mundo de hoje.

Neste dia, apelo as todas as pessoas que combatam as forças da intolerância, promovam a cidadania global e forjem a solidariedade humana baseadas na filosofia de de não-violência de Mahatma Ganhhi.

------------------------------------

Mais informação: