|
porNobre Casa da Cidadania
fonteNobre Casa da Cidadania
a 02 OUT 2014

NOBRE CASA DE CIDADANIA - Cerimónia de Atribuição de Louvores 2014

Henrique salvou dois pescadores. Teresa acolhe animais em risco. Gabriel é voluntário no IPO de Lisboa. Hélder é Bombeiro. Os quatro são portugueses que se destacam pela forma corajosa como, em determinada altura, ou de uma forma continuada, ajudaram terceiros e contribuíram para mudar as suas vidas.

Fiel aos seus princípios e objectivos, a Nobre Casa de Cidadania homenageou estas quatro pessoas, numa Cerimónia de Atribuição de Louvores que se realizou no Porto, no dia 27 de Setembro. O momento contou ainda com a presença do conhecido médico português, Daniel Serrão, que se associou à iniciativa desde a primeira hora. “Os cidadãos e actos distinguidos pela Nobre Casa de Cidadania são um verdadeiro exemplo para todas as gerações e permitem-nos sonhar com uma sociedade mais solidária e íntegra”, lembrou Daniel Serrão.

A Nobre Casa de Cidadania nasceu em maio de 2013 e ao longo do primeiro ano de actividade atribuiu Louvor a 24 cidadãos, de diferentes zonas do país, estratos sociais e idades demonstrando que qualquer cidadão pode praticar um Ato Nobre.

Recorde-se que a selecção dos actos e cidadãos a agraciar é realizada pelo Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, formado pela Autoridade Nacional para a Protecção Civil, o Corpo Nacional de Escutas, a Direção Geral de Educação, o Estado Maior das Forças Armadas, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a GRACE, o INEM, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Plataforma Portuguesa das ONG para o Desenvolvimento e a Polícia de Segurança Pública.

Descubra os Actos Nobres de cada um dos agraciados da última Cerimónia de Atribuição de Louvores da Nobre Casa de Cidadania:

#1 Henrique Dias
(…) pela autoria do Ato Nobre de ter mergulhado no Rio Minho para salvar a vida de dois pescadores que estavam em dificuldades. Um Ato que revela espírito genuíno de ajuda ao próximo e que foi praticado com coragem e determinação, em Salvaterra, Espanha, em Junho de 2014.
Localidade: Monção

#2 Teresa Oliveira
(…) pela autoria do Ato Nobre de ter criado em 2009 a Associação ANI SÃO-JOÃO que trata e acolhe animais em risco, abandonados, doentes ou acidentados, proporcionando-lhes um tecto, alimentação, cuidados e carinho e que atua em toda a área de S. João da Madeira. Um serviço praticado diariamente de forma voluntária, ombro a ombro com outros voluntários e com enorme dedicação e amizade.
Localidade: São João da Madeira

#3 Gabriel Mateus
(…) pela autoria do Ato Nobre de ser, desde 2013, voluntário no IPO de Lisboa e de, ao longo dos últimos 10 anos, agir para proporcionar felicidade e suporte educacional a crianças hospitalizadas, desfavorecidas ou com doenças crónicas. Um trabalho perseverante e dedicado que tem realizado também em África, através do Projeto Adra Kids Burkina Faso e que é motivado por um coração generoso.
Localidade: Lisboa

#4 Hélder Pereira
(…) pela autoria do Ato Nobre de colocar a vida dos outros em primeiro lugar e ter entrado  numa casa em chamas em busca de potenciais vítimas, no dia 27 de Abril de 2014, em Vila Nova de Famalicão. Um ato praticado com coragem, abnegação e humanidade num serviço a que diariamente se entrega ao longo dos últimos 9 anos.
Localidade: Vila Nova de Famalicão

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010