|
porONU
fonteONU
a 15 SET 2014

MENSAGEM PARA O DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA

Enquanto celebramos o Dia Internacional da Democracia deste ano, o mundo parece estar mais turbulento do que nunca. Em várias regiões e de muitas formas, os valores das Nações Unidas, incluindo alguns dos direitos e liberdades mais fundamentais presentes na Carta, estão a ser testados e desafiados.

Os mais recentes surtos de violência reforçam a verdade que temos vindo a assistir vezes sem conta: as sociedades que não são inclusivas e onde os governos não são responsivos e responsáveis, a paz, igualdade e prosperidade partilhada não acontecem. Temos de fazer mais para capacitar cada indivíduo, focando-nos nos milhares de milhões de pessoas que são são desfavorecidas, marginalizadas, sem emprego, sem esperança e compreensivelmente frustradas. Precisamos garantir que estas são ouvidas e possam ter um papel activo no seu futuro.

Dessa forma, a minha mensagem hoje destina-se a todos aqueles que vão estar na vanguarda do mundo para além de 2015, e que por natureza estão num ponto de viragem nas suas vidas: os jovens. Uma pessoa em cada cinco atualmente encontra-se entre os 15 e os 24 anos. Nunca antes a transição da infância para a vida adulta foi tão desafiante, mas também abençoada por inúmeras oportunidades. Hoje existem possibilidades de contacto que seriam inimagináveis quando as Nações Unidas foram fundadas há quase 70 anos atrás. Estes contactos são feitos em prol de assuntos que importam. Injustiça, discriminação, abusos de direitos humanos. Discurso de ódio. A necessidade de solidariedade humana.

Apelo a todos os membros da maior geração de jovens na história para combaterem esses desafios e pensarem no que podem fazer para os resolver. Assumam controlo do vosso destino e traduzam os vossos sonhos num melhor futuro para todos. Para contribuírem e construírem melhores sociedades democráticas. Trabalhem em conjunto, usem a vossa criatividade e tornem-se arquitectos de um futuro que não deixa ninguém de parte. Ajudem o nosso mundo a tomar um caminho em direção a um futuro melhor.

Neste Dia Internacional da Democracia, apelo aos jovens em todo o lado para liderarem o maior impulso para um democracia inclusiva em todo o mundo.

----------------------------
Mais informação:

http://www.un.org/en/events/democracyday/

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010