porONU
fonteONU
a 05 SET 2014

MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU NO DIA INTERNACIONAL DA CARIDADE

A caridade desempenha um papel importante no trabalho das Nações Unidas e das suas agências. A caridade pode ter muitas formas desde o voluntariado de tempo ou capacidade profissional, à simples doação de dinheiro ou géneros por parte de indivíduos, corporações ou fundações filantrópicas. Qualquer que seja o caso, essa generosidade e bondade, sem quaisquer expectativas de ganho ou recompensa, podem fazer uma diferença profunda no bem-estar da humanidade.

Em tempos de intensa contenção fiscal e orçamental, a caridade assume maior importância nos esforços globais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e implementar aquilo que esperamos venha a ser uma ambiciosa agenda pós-2015. Embora a caridade não possa ser vista como um substituto ou alternativa para a despesa pública, desempenha um papel complementar de valor inestimável.

Congratulo-me com esta segunda celebração do Dia Internacional da Caridade, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por iniciativa da Missão Permanente da Hungria, para coincidir com o aniversário da morte de Madre Teresa, cuja vida e obra, dedicada a alguns dos membros mais pobres e vulneráveis da família humana, tem sido uma enorme inspiração.

Vamos reconhecer a caridade por aquilo que é na sua essência: uma iniciativa nobre que visa melhorar a condição humana. Neste Dia Internacional, exorto as pessoas em toda a parte a agir no impulso de caridade que reside em cada ser humano - para começar a dar e continuar dando.

------------------------------
Mais informação: