porIMVF
fonteIMVF
a 25 AGO 2014

IMVF organiza intercâmbio entre representantes da sociedade civil da CPLP

Portugal, Brasil, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe são os países envolvidos no intercâmbio internacional organizado pelo IMVF que vai reunir representantes da sociedade civil e do governo destes quatro países entre 25 de Agosto e 7 de Setembro de 2014 em cidades portuguesas e brasileiras.

Um dos objectivos deste intercâmbio é fomentar a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre representantes de redes da sociedade civil da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ligadas à soberania e à segurança alimentar e nutricional: HASATIL - Rede de ONG de Agricultura Sustentável de Timor-Leste e Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe (RESCSAN), bem como entre representantes do governo e da sociedade civil portuguesa e brasileira.

Os participantes vão ter oportunidade de conhecer projectos e entidades de referência no domínio da soberania e da segurança alimentar e nutricional, do desenvolvimento rural e da advocacia em cidades como Montemor-o-Novo e Coimbra, e de visitar as sedes da CPLP, do IMVF e a Embaixada de Timor-Leste em Lisboa.

A segunda parte do intercâmbio vai ter lugar no Brasil, em diversas regiões do estado da Bahia, e pretende proporcionar a reflexão e o debate entre as redes da sociedade civil participantes sobre os actuais mecanismos de concertação entre a sociedade civil e os respectivos governos na promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional em particular das populações em situações de maior vulnerabilidade.

Os participantes ficarão a conhecer programas de reforço de agricultura familiar e de desenvolvimento rural, em particular na área da alimentação escolar, espaços de participação social e de negociação política, incluindo conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional, e iniciativas locais de geração de rendimento, nomeadamente tecnologias de produção centradas em produtos com potencial de replicação em Timor-Leste e em São Tomé e Príncipe.

Este intercâmbio é organizado no âmbito dos projectos Assistência técnica e reforço das competências da HASATIL e das Organizações da Sociedade Civil de Desenvolvimento Rural em Timor Leste e Projeto Descentralizado de Segurança Alimentar - PDSA II implementados pelo IMVF.