porONU
fonteONU
a 09 AGO 2014

MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU NO DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

Este ano o Dia Internacional dos Povos Indígenas surge numa altura crítica em que o mundo está a fazer esforços para atingir os Objectivos do Milénio, a formular uma nova visão para o desenvolvimento sustentável e a preparar as bases para a adopção de um novo acordo legal sobre o clima - tudo até 2015.

Os Povos Indígenas têm um interesse central nesses objectivos - e podem agir como poderosos agentes do progresso. De forma a que eles possam contribuir para o nosso futuro, temos que assegurar os seus direitos.

A Declaração das Nações Unidas para os Direitos dos Povos Indígenas estabelece os padrões mínimos para a sua sobrevivência, dignidade, bem estar e direitos. No entanto, grandes lacunas permanecem entre esses ideais e as realidades que grande parte dos povos indígenas de todo o mundo enfrentam.

Enquanto que alguns países dispõem de quadros constitucionais e legais que reconhecem os povos indígenas, outros não, deixando as suas vidas e terras expostas a ameaças. As injustiças históricas têm muitas vezes levado à  sua exclusão e à pobreza. As estruturas que detêm o poder continuam a criar obstáculos para o direito de auto-determinação dos povos indígenas. Estes estão entre aqueles que enfrentam maiores barreiras ao progresso. Os efeitos negativos reverberam para além das comunidades indígenas, afectando as sociedades num todo.

Os interesses dos povos indígenas devem ser incluídos na Nova Agenda de Desenvolvimento de modo a que esta tenha sucesso.

Enquanto nos preparamos para a Conferência Internacional dos Povos Indígenas em Setembro, eu incentivo todos os Estados Membros a trabalharem em plena parceria com os povos indígenas e com os seus representantes de forma a melhorar as suas vidas e oportunidades.

Juntos vamos reconhecer e celebrar os valores e as identidades distintas dos povos indígenas em todo o mundo. Vamos trabalhar ainda mais afincadamente para os fortalecer e apoiar as suas aspirações.

Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, convido todos os parceiros a trabalharem com as Nações Unidas na promoção e protecção dos seus direitos que são essenciais para o nosso futuro.

-------------------------------

Mais informação: