|
porONU
fonteONU
a 30 JUL 2014

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas

O tráfico de seres humanos é uma indústria global cruel que nega às vítimas os seus direitos e dignidade e gera milhares de milhões de dólares pela rede de crime organizado. Grande parte das pessoas traficadas são mulheres vulneráveis e crianças enganadas e forçadas a uma vida de sofrimento. São sexualmente explorados e obrigados a trabalhar em condições semelhantes às da escravatura.

Este primeiro Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas é um apelo à acção para pôr fim a este crime e dar esperança às vítimas, que muitas vezes vivem despercebidos entre nós. Para travar os traficantes, temos que cortar as suas linhas de finaciamento e confiscar bens. Eu peço a todos os países que ratifiquem e implementem a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado a nível transnacional e o respectivo Protocolo sobre o Tráfico de Pessoas.

A aplicação da lei, a cooperação transfronteiriça e a partilha de informação podem ser eficazes, mas acabar com o tráfico humano também significa combater  a raiz das suas causas. A pobreza extrema, a desigualdade enraizada  e a falta de educação e de oportunidades criam vulnerabilidades que os traficantes exploram. No fundo, a melhor protecção é acelerar o desenvolvimento para todos.

As vítimas do tráfico que têm a sorte de ser libertadas precisam de assistência para recuperar os seus direitos e se reintegrarem na sociedade. O Fundo das Nações Unidas de apoio às vítimas de tráfico, especialmente para mulheres e crianças, trabalha por sua conta, mas precisa de um fundo adicional. Eu apelo a todos que apoiem a campanha da ONU, "tenha um coração para as vitimas do tráfico Humano".

Vamos abrir os olhos para este crime e abrir os nossos corações para as vítimas. É a altura de dizer não ao tráfico humano.

 

--------------------------------

Mais informação:

http://www.un.org/en/events/humantrafficking/index.shtml
http://www.unodc.org/unodc/en/human-trafficking/index.html?ref=menuside

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010