porPlataforma
fontePlataforma
a 08 JUL 2014

GRANDES EVENTOS DESPORTIVOS: ONDE ESTÁ O DESENVOLVIMENTO?

Por ocasião do Campeonato Mundial de Futebol no Brasil várias organizações lançaram campanhas com o objectivo de alertar para o impacto negativo que os grandes eventos desportivos podem ter nas comunidades envolventes. O apelo é à inclusão das comunidades para um efectivo desenvolvimento impulsionado pelo desporto, numa visão de longo-prazo em vez do desenvolvimento momentâneo e efémero a que habitualmente se assiste.

Foram particularmente evidenciadas as problemáticas relativas aos direitos das crianças e adolescentes. A campanha da PLAN dá especial enfoque às questões da vulnerabilidade a situações violentas, nomeadamente a exploração sexual. A campanha Children Win da Terre des Hommes alerta para a ameaça que os grandes eventos desportivos podem constituir à segurança das crianças, especialmente no que diz respeito ao realojamento de famílias para obter espaço para a construção dos estádios desportivos.

No mesmo sentido, tirando partido da elevada exposição que os grandes eventos proporcionam, a ONU lançou um vídeo em que o futebolista Didier Drogba, embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, alerta para a importância de combater a malária.

Também a Dochas - Associação Irlandesa das ONGD publicou um documento onde assinala a importância do desporto em campanhas para o Desenvolvimento. No contexto do Campeonato Mundial de Futebol, o alerta é para a possibilidade de os grandes eventos desportivos contribuírem para a manutenção das desigualdades pela marginalização e afastamento das comunidades dos centros de decisão. A Associação defende que caminho para uma verdadeira mudança social sustentável passa pela própria concepção dos eventos numa visão de optimização de benefícios sociais para a região anfitriã numa perspectiva de longo-prazo que impacte positivamente as comunidades através de estruturas inclusivas.