porCPV
a 15 AGO 2014

6ª EDIÇÃO DO TROFÉU PORTUGUÊS DO VOLUNTARIADO

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CANDIDATURA ATÉ 15 DE SETEMBRO

A Confederação Portuguesa do Voluntariado abre candidaturas para a 6ª Edição do Troféu Português do Voluntariado. Este prémio é atribuído anualmente pela CPV e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.

As candidaturas decorrem até 15 de Setembro de 2014. Podem candidatar-se voluntários e respectivos projectos de voluntariado apresentados por organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado, legalmente constituídas e sediadas em território nacional. Cada organização pode apresentar mais de uma candidatura.

O prémio consta de um troféu, consubstanciado numa peça de cristal, acompanhado de um certificado emitido no nome do vencedor. A organização proponente receberá também um certificado, mencionando o nome do projecto associado ao vencedor.
Objectivos

Entre os objectivos do Troféu Português do Voluntariado destacam-se:

• Beneficiar pessoas que se encontrem em situação ou de risco de pobreza e apresentem dificuldades de cobertura das suas necessidades básicas ou se encontrem em situação ou risco de exclusão social;
  • Apoiar e incentivar actividades artesanais que estejam em vias de desaparecimento;
  • Promover a defesa do meio ambiente;
  • Promover actividades educacionais para crianças e jovens;
  • Propiciar a divulgação das boas práticas no voluntariado, a nível nacional e internacional, na expectativa de que os projectos apresentados e seleccionados possam ser replicados ou constituir incentivo para novos projectos em áreas afins.

Os projectos de voluntariado devem ser enquadrados nos seguintes âmbitos:
Acção Cívica | Acção Social | Ciência e Cultura | Cooperação para o Desenvolvimento | Defesa do Consumidor | Defesa do Património e do Ambiente | Desenvolvimento da Vida Associativa e da Economia Social | Direitos Humanos | Educação | Emprego e Formação Profissional | Protecção Civil | Reinserção Social | Saúde.

As candidaturas devem ser feitas através do envio da ficha de candidatura por e-mail. Mais informações aqui.