porCésar Neto
fontePlataforma
a 19 JUN 2014

CICLO DE CINEMA “DIREITOS E DESENVOLVIMENTO / CINE-ONU”: EXIBIÇÃO DO FILME “PLASTIC SHORES”

No dia 18 de Junho, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) exibiram o documentário “Plastic Shores”, do realizador Edward Scott-Clarke.

Após a exibição do documentário subordinado ao problema da poluição dos mares e o impacto negativo na biodiversidade realizou-se um pequeno debate que contou com a participação de Edward Scott-Clarke, realizador do filme, e José Luís Monteiro, Director de Projectos na OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento e a moderação de Júlia Galvão Alhinho, Responsável pela Comunicação para Portugal do UNRIC.

Partindo do facto de que em 2010 a produção mundial de plástico atingiu os 300 milhões de toneladas e que muito deste plástico chega aos oceanos onde pode permanecer durante centenas de milhares de anos, o debate abordou a questão da necessidade da passagem do comportamento individual para a acção colectiva.

Segundo José Luís Monteiro, é preciso uma mudança individual, mas só é possível alcançar resultados positivos se existir uma mudança colectiva, que inclui uma mudança por parte dos orgãos decisores e por parte das empresas. Assim sendo, verifica-se que é importante trabalhar junto dos órgãos decisores. No mesmo sentido, Scott-Clarke referiu a sua vontade de contestar a inacção política com a realização deste documentário.

Mais do que apostar na comunicação do “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” de plásticos, os presentes partilharam a ideia da necessidade de acção por parte dos Governos e de responsabilização das grandes corporações para a alteração significativa de comportamentos a nível global.

Esta foi mais uma sessão do Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o UNRIC e que contou com o apoio da CPLP