porCésar Neto
fontePlataforma
a 30 MAI 2014

Ciclo de cinema “Direitos e Desenvolvimento / CINE-ONU”: Exibição do filme “Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi”

No dia 28 de Maio, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) exibiram o documentário “Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi”, do realizador Rui Simões.

Sinopse: Os habitantes do bairro da Cova da Moura, cabo-verdeanos na sua maioria, recuperam e põem em acção uma festa tradicional do seu arquipélago de origem, um ritual característico das Festas Juninas. Este documentário acompanha um grupo de residentes do bairro numa viagem a Cabo Verde para festejarem as festas de S.João. É a festa de São João Baptista, mas é também a encenação de uma viagem.

A exibição do documentário foi pretexto para um debate sobre a importância da Diversidade Cultural que contou com a participação de Rui Simões, realizador do filme, Godelieve Meersschaert e Osvaldina Rosário da Associação Cultural Moinho da Juventude. Foi moderado por Júlia Galvão Alhinho, Responsável pela Comunicação para Portugal do UNRIC.

No debate, que contou com uma participação positiva do público, abordou-se a importância da diversidade cultural e da expressão cultural, numa época em que a diferença é muitas vezes colocada em causa. Referiu-se ainda da importância de conhecermos a nossa cultura e de como este auto-conhecimento é importante para conhecer, perceber e respeitar as outras culturas.

De referir ainda que o Kola San Jon é desde 2013 Património Cultural Imaterial de Portugal.

Esta foi mais uma sessão do Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o UNRIC e que contou com o apoio da CPLP