porVários
fonteVárias Organizações
a 29 MAI 2014

Consulta Pública sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Está em curso até ao final de Junho um processo de consulta pública em Portugal sobre a implementação local da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 das Nações Unidas. O objectivo é conhecer as prioridades dos portugueses em relação à Agenda e à forma como deve ser implementada.

Será elaborado um relatório que reflectirá a visão nacional relativamente à nova Agenda de Desenvolvimento e que contribuirá para a construção de um relatório final a ser apresentado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.

A Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 é o resultado de processos de consulta em todo o mundo e irá orientar as políticas de desenvolvimento a nível global para os próximos 15 anos. A consulta nacional foca-se em particular no tema da implementação da Agenda a nível local, e será composta por três eixos de acção principais:

• um questionário online que será acessível a todos;
  • cinco encontros (em formato de workshop) em várias regiões do país, reunindo vários actores da sociedade e com discussões em torno da noção de desenvolvimento sustentável;
  • um evento final, aberto ao público, que decorrerá no dia 7 de Julho e contará com a presença de representantes de entidades internacionais envolvidas na formulação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

Os encontros decorrerão ao longo das próximas semanas em Lisboa, Porto, Évora e Coimbra.

Participe nesta consulta através do preenchimento deste questionário.

Pode ir acompanhando todo este processo através do Facebook da Consulta.

Em Portugal, o processo é promovido por um conjunto de organizações, públicas e da sociedade civil, composto por Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; Camões, Instituto da Cooperação e da Língua; CNJ – Conselho Nacional de Juventude; Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Plataforma Portuguesa das ONGD.