porPedro Cruz
fontePlataforma
a 05 MAI 2014

Plataforma aprova Plano Estratégico 2014-2018

No passado dia 10 de Abril foi aprovado, em Assembleia Geral Ordinária, o Plano Estratégico da Plataforma Portuguesa das ONGD 2014-2018.

O processo de elaboração deste documento iniciou-se em Dezembro de 2012 e foi desenvolvido com base num Road Map que, ao longo de um ano e meio, incluiu diferentes momentos de debate onde, para além de se abordar as várias vertentes do trabalho da Plataforma, se promoveu também uma reflexão sobre o papel das ONGD no mundo actual e sobre os desafios que enfrentam. Cada um destes momentos incidiu sobre um tema específico: (i) As ONGD e o Mundo Contemporâneo: O que somos?; (ii) A Plataforma das ONGD: O que é/o que queremos que seja?; (iii) A Plataforma das ONGD: Como vamos chegar ao que queremos ser?

Para além destes temas, por ter sido considerado um aspecto essencial e que deveria merecer uma atenção especial, a questão da Identidade da Plataforma e das ONGD foi alvo de uma discussão mais intensa através de quatro reuniões específicas dinamizadas pelas organizações que integram o Grupo de Trabalho de Ética da Plataforma, em conjunto com a Direcção.

Todos estes momentos de reflexão conjunta permitiram a participação de um número alargado de Associadas na construção do Plano Estratégico, envolvendo-as num debate inclusivo e representativo da diversidade de opiniões e visões que coexistem no seio da Plataforma.

Os resultados e conclusões desses debates encontram-se reflectidos na Missão, Visão e Princípios Partilhados que constam deste documento, onde são também definidos os principais desafios que se colocam actualmente à Plataforma, tendo em conta o seu contexto de trabalho interno e externo, bem como os principais objectivos estratégicos que orientarão a sua intervenção ao longo dos próximos quatro anos: Ampliar a Cultura de Partilha, Reforçar o Poder de Influência e Promover a Sustentabilidade Organizacional.

Quer pelo seu processo de construção quer pelo seu conteúdo, a aprovação deste Plano Estratégico é sem dúvida mais um marco importante na história, de quase 30 anos, da Plataforma, criando um instrumento essencial para que possa continuar a valorizar o trabalho das suas Associadas, contribuindo para potenciar o impacto das actividades que estas desenvolvem, em Portugal e noutros países, e para aumentar a sua visibilidade e reconhecimento.

Pode consultar o Plano Estratégico aqui.