|
porFGS
fonteFGS
a 15 ABR 2014

Desafio das Sinergias: encontro reuniu academia e sociedade civil

Numa organização conjunta entre a FGS e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) teve lugar, no passado dia 19 de fevereiro, o primeiro encontro de trabalho do projeto “Sinergias ED: conhecer para melhor agir”.

Este evento, que aconteceu nas instalações do Centro Universitário Padre António Vieira, reuniu 22 participantes de 9 Instituições do Ensino Superior (IES) e de 7 Organizações da Sociedade Civil (OSC). O objetivo foi refletir sobre as possíveis formas de trabalho conjunto na área da Educação para o Desenvolvimento (ED).

Num primeiro momento da sessão foi dado a conhecer o projeto “Sinergias” e o trabalho que as IES, bem representadas geograficamente, já realizam no campo da ED. De seguida, houve lugar a uma reflexão subjacente aos diferentes processos de trabalho em conjunto. Que etapas comuns deverão estar inerentes a um processo de parceria? Quais as diferentes responsabilidades dos vários intervenientes? Que eventuais critérios mínimos a definir para os estudos a desenvolver?

Ao debate seguiram-se trocas de ideias entre os representantes das várias IES - provenientes de Castelo Branco, Porto, Minho/Braga, Lisboa e Leiria – e das OSC tendo sido mesmo encetadas algumas possíveis ligações de trabalho.

Como balanço, um dos participantes referia a grande motivação de perceber que é possível unir forças entre a Academia e a Sociedade Civil. “É muito desafiante constatar que existe diversidade na linguagem e perspetivas diferentes sobre os projetos. Esta diversidade pode enriquecer, em muito, os projetos”, concluiu. O próximo encontro do “Sinergias” deverá acontecer já no final do mês de abril.

Este projeto é cofinanciado pelo Camões IP - Instituto da Cooperação e da Língua.

Veja um registo de vídeo deste primeiro encontro aqui.
Mais informação sobre o “Sinergias ED” aqui.

Artigo Escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010