|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 26 MAR 2014

Corrida contra o tempo pelas crianças do Sudão do Sul: IKEA Foundation apoia a UNICEF

A IKEA Foundation anunciou hoje uma contribuição no valor de 1 milhão de euros, destinada a apoiar o trabalho da UNICEF para reforçar a resposta de emergência no Sudão do Sul antes do início iminente da época das chuvas no país.

A chegada das chuvas no Sudão do Sul irá agravar ainda mais a situação difícil em que se encontram centenas de milhares de crianças deslocadas pelo conflito no país, e exige uma resposta urgente para fazer face às suas necessidades. As crianças são sempre o grupo mais vulnerável em tempo de crise e a UNICEF está a trabalhar juntamente com vários parceiros a fim de responder rapidamente às necessidades das populações afectadas e para ajudar a manter as crianças saudáveis e em segurança durante este período crítico.

À medida que a época das chuvas se aproxima a passos largos, existe apenas uma pequena janela de oportunidade para posicionar no terreno bens vitais a fim de evitar uma catástrofe humanitária. Os fundos da IKEA Foundation serão cruciais para pré-posicionar bens de primeira necessidade e reforçar serviços antes da chegada das chuvas, e também para poder chegar a comunidades deslocadas antes que seja tarde demais.

A doação de 1 milhão de euros vai apoiar o plano de reposta de emergência da UNICEF, no momento em que estamos a reforçar as operações para proteger a saúde e garantir a segurança das crianças deslocadas.

O plano de resposta da UNICEF inclui campanhas de vacinação e o fornecimento de produtos de alimentação terapêutica essenciais. Os fundos doados pela IKEA Foundation destinam-se também a proteger crianças do recrutamento por parte de grupos armados e à criação de espaços onde possam aprender e brincar em segurança.

Desde o início das hostilidades no Sudão do Sul em 15 de Dezembro passado, estima-se que cerca de 900.000 pessoas, das quais mais de metade são crianças, tenham sido forçadas a abandonar as suas casas. Milhares de pessoas procuraram refúgio em terras baixas que são propensas a inundações durante a época das chuvas. As crianças e as suas famílias ficarão ainda mais vulneráveis a uma série de perigos, nomeadamente a doenças como o sarampo e a diarreia.

“Estamos profundamente gratos à IKEA Foundation pela sua mais recente contribuição para apoiar as crianças no Sudão do Sul. Esta doação chega numa altura muito crítica e será fundamental para ajudar as muitas crianças cujas vidas já foram dramaticamente perturbadas pelo conflito,” disse Leila Pakkala, Directora Regional da UNICEF para a África Oriental e Austral.

Para além de ser uma ajuda extremamente importante para o início da resposta de emergência, o apoio da IKEA Foundation é também um exemplo inspirador de como as parcerias podem contribuir significativamente para reforçar a acção humanitária da UNICEF em situações de crise.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010