|
porONU
fonteONU
a 21 MAR 2014

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia internacional da Floresta e da Árvore

As florestas são os pulmões do nosso planeta. Estas cobrem um terço da área terrestre e são o lar de 80 por cento da biodiversidade terrestre. São cruciais para enfrentar inúmeros imperativos de desenvolvimento sustentável, desde a erradicação da pobreza à segurança alimentar, desde a mitigação e adaptação às alterações climáticas à redução do risco de desastre. 

É estimado que 1.6 mil milhões de pessoas dependem das florestas para se alimentarem, combustíveis, abrigo e rendimentos. A Organização Mundial de Saúde estima que entre 65 e 80 por cento das pessoas dependem de remédios provenientes das florestas como fonte primária de cuidado de saúde.

As florestas não só oferecem redes essenciais de segurança económica para um número significativo de pessoas pobres, servindo de suporte em todos os níveis. Produção de toros de madeira, transformação da mesma, indústrias de pasta e papel comportam quase 1 por cento do Produto Interno Bruto Global. Benefícios não monetários das florestas, como água, energia, abrigo e medicamentos correspondem estimativamente a valores duas ou três vezes maiores. Micro bacias florestais fornecem três quartos de água doce, que é essencial para a agricultura, industria, fornecimento de energia e uso doméstico.

O Dia Internacional da Floresta e da Árvore é dedicado à consciencialização da importância de todos os tipos de florestas e árvores para o nosso bem-estar económico, social, ambiental e cultural. No entanto a consciencialização deve ser compensada com ação concreta. Enquanto deliberamos a agenda de desenvolvimento do pós 2015, vamos reconhecer o papel vital das florestas e comprometer-nos a trabalhar juntos para proteger e gerir de forma sustentável estes ecossistemas vitais.

-------------------
Mais informação:
http://www.un.org/en/events/forestsday/
http://www.un.org/esa/forests/international-day-of-forests/index.html
 

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010