porAPDES
fonteAPDES
a 17 MAR 2014

ONG Portuguesa anuncia início da construção de Escola Modelo em Capalanca, Angola

A APDES - Agência Piaget Para o Desenvolvimento, informa que serão iniciadas na próxima semana as obras de requalificação e ampliação da Escola Primária nº 5052, no bairro de Capalanca, Município de Viana, Província de Luanda. A “primeira pedra” será lançada dia 21 de Março às 11:00 e estarão presentes as várias entidades envolvidas: Administração Municipal de Viana, Embaixada do Japão, Comissão de Moradores do Bairro de Capalanca, Professores da Escola nº 5052, Universidade Piaget, entre outros.

O projecto é promovido pela APDES em parceria com o Ministério da Educação de Angola, sendo o financiamento doado pela Embaixada do Japão em Angola. O protocolo entre as entidades foi assinado em Dezembro de 2013, tendo sido atribuído um apoio de 10 milhões 139 mil e 500 kwanzas à iniciativa.

Para a realização das obras foi seleccionada a empresa angolana OMOD, sediada na comunidade alvo da intervenção (Viana) sendo a fiscalização feita pela Soapro, a título gratuito e ao abrigo da responsabilidade social da empresa, em parceria com a Administração Municipal de Viana e Comissão de Moradores do Bairro de Capalanca. Os portugueses Paulo Moreira e o atelier PARQ são os arquitectos responsáveis pelo projecto, cuja obra deverá ser concluída ainda este ano.

Em termos arquitectónicos, está prevista a requalificação do edifício já existente e a construção de novas salas-de-aula, instalações sanitárias e muro perimetral. Será dada especial atenção ao espaço exterior, já que se pretende incentivar o usufruto dos espaços abertos para as actividades lectivas e recreativas. Na lógica de diálogo e parceria com a comunidade, as obras foram planeadas com recurso ao parecer dos moradores do bairro Capalanca e encarregados de educação. Também a própria escola modelo surge pelo facto de o acesso à educação ter sido apresentado pelas comunidades do bairro como a maior carência local, tendo sido à data considerada pela APDES uma questão de resolução prioritária.

Importa referir que as obras e infra-estruturas foram delineadas em consonância com o modelo pedagógico que será também implementado e que fará desta uma Escola de Referência em Angola. Assim, vai ser dinamizado um modelo de ensino primário que tem por objectivo principal a promoção da cidadania. O referido modelo está a ser adaptado ao contexto local e às necessidades dos alunos, a partir da formação de professores que está a decorrer nas instalações da Universidade Piaget de Angola, desde Dezembro de 2013, sob a responsabilidade da APDES em parceria com a Associação Angolana para a Educação de Adultos (AAEA) e com o apoio financeiro da Open Society Iniciative South Africa (OSISA).

Toda a comunidade de Capalanca foi envolvida no projecto em questão, havendo um sentimento geral de grande expectativa e motivação face ao início das obras. Alunos, encarregados de educação, moradores do bairro e professores e outros agentes educativos anseiam por ver a Escola Modelo a ganhar forma, naquele que pode ser apelidado de projecto educativo inovador que contribuirá para o acesso universal à educação em Capalanca e que poderá ser difundido posteriormente a todo o território angolano.