porONU
fonteONU
a 08 MAR 2014

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, destacamos a importância de alcançar a igualdade para as mulheres e meninas não simplesmente porque é uma questão de justiça e de direitos humanos fundamentais,  mas porque o progresso em muitas outras áreas depende disso.

Os países com mais igualdade de género têm um maior crescimento económico. As empresas com mais mulheres na liderança têm uma melhor produtividade. Os acordos de paz que incluem mulheres são mais duráveis. Parlamentos com mais mulheres promulgam mais legislação sobre questões sociais fundamentais, tais como saúde, educação, combate à discriminação e de apoio à criança.

As provas são claras: a igualdade para as mulheres significa progresso para todos.

Esta verdade simples deve ser central à medida que trabalhamos para acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio até ao próximo ano e elaborar uma agenda para os anos a seguir a 2015.

Importantes conquistas foram feitas no acesso à educação primária para meninas e representação política das mulheres. Mas o progresso continua a ser demasiado lento e desigual.

Um bebé nascido hoje ainda terá de enfrentar a desigualdade e a discriminação, não importa onde a sua mãe vive. Nós temos uma obrigação comum para garantir o seu direito de viver livre da violência que afeta uma em cada três mulheres no mundo, para ganhar um salário igual por trabalho igual; estar livre da discriminação que a impede de participar na economia, ter igual importância nas decisões que afetam a sua vida, e para decidir se e quando vai ter filhos e quantos terá.

Eu tenho uma mensagem para cada menina nascida hoje, e para cada mulher e cada menina no mundo: realizar os direitos humanos e a igualdade não é um sonho, é um dever dos governos, das Nações Unidas e de todos os seres humanos.

Eu também tenho uma mensagem para os meus colegas homens e meninos: desempenhem o seu papel. Todos nós beneficiamos quando as mulheres e meninas – as vossas mães, irmãs, amigas e colegas - podem atingiro o seu pleno potencial.
Juntos, vamos trabalhar pelos direitos das mulheres, autonomia e igualdade de género tal como nós nos esforçamos para eliminar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. Igualdade para as mulheres é progresso para todos!
-----------------
Websites