|
porCáritas
fonteCáritas
a 21 FEV 2014

"Cáritas Ajuda Filipinas” - Campanha encerra com saldo superior a 100 mil euros

No dia 8 de novembro de 2013 o Tufão Haiyan, atingiu as Filipinas de forma avassaladora. Foi o maior tufão que alguma vez atingiu aquele país e as regiões vizinhas. Mais de 5 mil pessoas morreram e milhões ficaram desalojados. Num país acostumado a este tipo de intempéries ninguém esperava uma tempestade com esta dimensão. O vento, os cortes na eletricidade, as falhas nas redes de comunicação depressa deram sinal de que este poderia ser um tufão diferente. Assim foi, depressa o medo começou a invadir os corações.

“O vento era tão forte que arrancava os telhados das casas”. “Nos dias seguintes quando começamos a perceber a real situação do país e a extensão real dos estragos causados… nunca imaginámos sequer que fosse possível viver uma situação como aquela”. “Depois do tufão, olhando para a cidade, não sabíamos por onde começar!” Estes são alguns dos depoimentos recolhidos pela Caritas Internationalis junto da população local e também junto da própria Caritas das Filipinas.

Desde o primeiro momento a Cáritas das Filipinas Imediatamente a Cáritas das Filipinas começou a providenciar ajuda através das paróquias à medida que o apoio da rede internacional foi chegando.

O esforço da rede Cáritas nesta fase de emergência, chegou a cerca de 500 mil pessoas, faz-se através de abrigo, água, higiene, saneamento, e bens essenciais, concretamente:
• Foram distribuídos packs alimentares a 23.000 famílias (105 mil pessoas)
• 20.000 famílias (100.000 pessoas) apoiadas através de abrigos temporários
• Bens não alimentares (garrafões, utensílios de cozinha, fósforos) para 55.000 famílias (275.000)
• Kit’s de higiene para 55.000 famílias (sabão, detergente, escova e pasta dentes, toalhas, papel higiénico e 16 litros de lixívia
• Apoio psicossocial nas 9 dioceses afetadas (Taytay, Kalibo, San Jose de Antique, Capiz, Jaro, Cebu, Kalbayo, Borongan e Palo)

A Cáritas Portuguesa fez um donativo imediato à Cáritas das Filipinas no valor de 25 mil euros para na primeira fase de emergência. Aberta a campanha “Cáritas Ajuda as Filipinas”, durante quatro meses, foram feitos donativos num total de 100.237,99 euros.

Além desta resposta ao apelo do Papa Francisco “por favor sejam generosos em ações e Ajuda concreta”, a rede Cáritas, no início de Março irá lançar um programa de reconstrução centrado em três eixos: habitação, atividades geradoras de rendimento e redução de riscos e desastres. Será através destes três eixos e em coordenação com a Caritas Internationalis que a Cáritas Portuguesa irá desenvolver a aplicação da verba angariada.
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010