porFGS
fonteFGS
a 17 FEV 2014

Filipinas: recuperar depois do desastre

A 8 de Novembro de 2013 o Yolanda (também chamado de Haiyan) atingia as Filipinas. Este foi um dos maiores tufões alguma vez registados e provocou mais de 6 mil mortos e extensos danos em todo o território.

Para dar resposta aos múltiplos pedidos de ajuda, a Rede Xavier mobilizou-se de imediato após a tragédia, unindo-se à ONG jesuíta Simbahang Lingkod ng Bayan (SLB), sediada nas Filipinas.

Enquanto membro da Rede Xavier, coube à FGS dinamizar também uma Campanha de Emergência em Portugal, apelando ao apoio de todos os portugueses.

Graças a um conjunto significativo de entidades e particulares, recolhemos até à data 13.976 € que contribuíram decisivamente para a preparação e distribuição de um total de 13.656 pacotes de bens essenciais, contendo água, comida e roupa. Os embrulhos foram entregues pela SLB durante a fase de Emergência sobretudo em quatro zonas: a) Culion, b) Capiz, c) Eastern Samar; e d) Northern Cebu (cf mapa).

Os donativos, que continuam a chegar, vão agora ser aplicados na próxima fase de intervenção - a recuperação e a prevenção - para a qual a Rede Xavier já tem plano de acção definido. Culion será a zona a beneficiar de maior apoio quer pela presença dos jesuítas no local quer pelos severos danos que sofreu à passagem do Haiyan.

A FGS agradece aos jesuítas (à Paróquia da Covilhã, ao CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário, ao CUPAV e muitos outros!), à Escola Secundária de Peniche (com um agradecimento muito especial à turma do 10º CT2) e a todos os particulares que contribuíram para esta Campanha!

Conheça o Plano de Ação para Culion aqui.