|
porUNICEF
fonteUNICEF
a 11 FEV 2014

Operação humanitária, Cidade Velha de Homs

Pelo menos 500 crianças estão entre os civis evacuados da cidade velha de Homs, zona sob cerco no centro da capital da Síria, no decurso dos últimos dias durante a operação humanitária em curso levada a cabo pelas Nações Unidas e pelo Crescente Vermelho Árabe.

Elementos da UNICEF no terreno relatam que as crianças estavam aterrorizadas e muito fragilizadas.

As mães estavam ansiosas e muitas choravam, desejando apenas que as suas crianças chegassem a um lugar seguro. Foi reportada a presença de cerca de 20 mulheres grávidas entre os evacuados.

Até agora, no contexto da trégua humanitária, as Nações Unidas e o Crescente Vermelho Árabe conseguiram fazer sair da Cidade Velha de Homs 1.151 civis, transferindo-os para abrigos ou colocando-os ao cuidado de familiares noutras partes da cidade.

O pessoal da UNICEF acompanhou as crianças identificadas como vulneráveis até chegarem a um local seguro para garantir que não eram separadas das suas famílias.

Apesar de ter sido alvo de ataques, a coluna humanitária conseguiu distribuir alguns bens de primeira necessidade, como comida, kits de higiene, kits de água e pastilhas para purificar água.

Às crianças que chegaram ao centro onde foram acolhidas foram administrados suplementos nutricionais, e um total de 190 crianças recebeu no local vacinação contra a poliomielite, hepatite B, sarampo e outras doenças evitáveis, bem como a vacina tríplice (difteria, tétano e tosse convulsa).  

Antes do início da operação humanitária, a UNICEF estimava que mais de 1.000 crianças estariam impedidas de sair de Homs. A organização continua extremamente preocupada com a situação de muitas crianças que permanecem cercadas na cidade e noutras comunidades da Síria.

As partes envolvidas no conflito devem proteger as crianças, respeitar as tréguas humanitárias e os princípios da legislação humanitária internacional para facilitar a assistência humanitária às pessoas em extrema necessidade.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010