a 21 MAR 2010

Médicos do Mundo (MdM) vai continuar no Haiti a prestar apoio às vítimas do terramoto

A chegada da delegação portuguesa de MdM ao Haiti, constituída por uma equipa de cinco pessoas (um médico coordenador, uma enfermeira, uma administradora e dois técnicos da Associação Cinotécnica de Busca e Salvamento), a 11 de Fevereiro, permitiu um reforço da equipa operacional no Hospital de Sonapi, em Port- Au- Prince, gerido pela delegação de Médicos do Mundo – Grécia.

A presença da equipa no terreno possibilitou o apoio aos cuidados médicos naquele espaço, bem como o levantamento das necessidades imediatas existentes. Prevê-se que a ONG possa permanecer no terreno durante um período de 6 meses.

Médicos do Mundo está, desde o início desta semana, responsável por levar a campanha nacional de vacinação a uma parte da comunidade de Carrefour Feuille, nos subúrbios de Port-au-Prince, Haiti, permitindo a cerca de 9 000 pessoas o acesso a vacinas da difteria-tétano e do sarampo/rubéola.

Actuando de acordo com o Plano Nacional de Vacinação Pós-Desastre, do Ministério da Saúde Pública e da População do Haiti, a equipa de MdM no terreno irá levar a cabo, em coordenação com as Nações Unidas, uma vacinação de emergência dirigida a dois grupos-alvo: as crianças com menos de sete anos, por um lado, e as crianças com mais de oito anos, os adolescentes e os adultos, por outro.

Esta campanha afigura-se essencial para que não haja uma reintrodução do sarampo, uma epidemia de difteria não controlada e uma população pouco imunizada ao tétano, possibilidades que já existiam no país antes da catástrofe e que foram agora significativamente agravadas.

A acção faz parte de uma resposta integrada no quadro das necessidades dos cuidados primários de saúde em situações de emergência, respondendo às necessidades de inúmeros aglomerados de deslocados, com condições de higiene e saneamento bastante precárias e que o terramoto do dia 12 de Janeiro agravou.

Neste contexto identificámos um parceiro local, as irmãs Salesianas, e com a sua colaboração vai permitir garantir os cuidados primários de saúde a uma parte da comunidade de Carrefour Feuille.

Neste momento, Médicos do Mundo assinala como urgente a reabilitação dos serviços de saúde, melhoria do acesso aos cuidados de saúde, das condições de saneamento e higiene, a preparação para a época das chuvas e ciclones que começa em Abril e a continuidade da solidariedade dos portugueses para com o povo haitiano.

O povo haitiano necessita da sua ajuda para a reconstrução do seu país. Acreditamos que com a sua ajuda podemos fazer a diferença. Não fique à espera, dê o seu donativo solidário.

As contribuições podem ser realizadas através da conta emergência Haiti: NIB BPI - 0010 0000 4411 088 000 143

Informações adicionais:

Médicos do Mundo