porONU
fonteONU
a 16 NOV 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU para o Dia Internacional da Tolerância

Estamos a viver um período de transição global. Novos centros de poder e e de dinamismo económicos estão a emergir. A tecnologia está a encurtar as distâncias e as trocas culturais estão a intensificar-se,  mas isto não significa que exista maior compreensão. As sociedades são mais diversas mas a intolerância cresce em demasiados lugares.

Por todo o globo, nações e comunidades enfrentam constantes e profundos desafios de natureza económica, social e ambiental. A pobreza, fome e doença continuam  em níveis inaceitáveis. Todas as regiões estão a experienciar o impacto crescente das alterações climáticas. Os desastres naturais relembram-nos constantemente da vulnerabilidade humana. Conflitos e tensões entre comunidades persistem por todo o mundo. Milhões de pessoas enfrentam as ameaças diárias de violência e de deslocação.

Não existem soluções individuais para estes desafios multifacetados e interligados. Apenas podemos fazer progresso enquanto comunidade de nações e culturas, com base na solidariedade humana e reconhecer que partilhamos um destino comum. Esta é razão pela qual, a tolerância é tão importante.

A tolerância não é passiva. É necessária uma escolha ativa para chegar à base do entendimento mútuo e respeito, especialmente quando há discórdia. Tolerância significa reconhecer que a nossa diversidade é uma força, uma fonte de criatividade e de renovação para todas as sociedades.

A tolerância pode e deve ser aprendida. Precisamos de ensinar as raparigas e rapazes a não só saberem como viver juntos mas também agirem em conjunto como cidadãos globais. Temos de nutrir a tolerância através da promoção do entendimento cultural e respeito - desde os parlamentos ao parque infantil. Temos de enfrentar a desigualdade crescente e rejeitar a exclusão social baseada no género, deficiências, orientação sexual tal como étnica ou de origem religiosa.

A tolerância é a fundação mais forte para a paz e reconciliação.  Nesta época de mudanças rápidas e muitas vezes confusas, nunca foi tão importante. Neste Dia Internacional, apelo aos líderes nacionais e das comunidades - e  a todos aqueles que exercem influência através dos media tradicionais e sociais entre os seus colegas - para abraçar a tolerância como o vínculo que nos unirá na nossa jornada comum para um futuro sustentável pacífico.

Mais informação sobre este dia em http://www.un.org/en/events/toleranceday/

Vídeo produzido pela Fundação Good Planet | em parceria com UNRIC: http://bit.ly/HEdkFS

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)