porONU
fonteONU
a 11 NOV 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU na Semana Internacional da Ciência e da Paz

A Semana Internacional da Ciência e da Paz foi proclamada há 25 anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A ciência e a tecnologia têm papéis importantes a desempenhar na promoção do progresso e da paz – desde a alteração climática à saúde pública; da segurança alimentar ao saneamento; do desarmamento à preparação para a ocorrência de catástrofes.

Contudo, com demasiada frequência, os decisores políticos não estão conscientes quanto às soluções que a ciência moderna e a tecnologia podem oferecer aos desafios contemporâneos. E grande parte do mundo permanece alheio aos avanços científicos. Um desafio chave é o de promover a investigação em benefício dos pobres que tenha em atenção as necessidades dos mais carenciados e das pessoas mais vulneráveis no mundo, como sejam os pequenos agricultores. Entre outros imperativos contam-se a redução do fosso no acesso à tecnologia da informação e a expansão da educação, de modo a melhor preparar os jovens para empregos nos domínios da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática. Tais esforços são fundamentais para acelerar o nosso trabalho rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e na definição de uma visão ousada para o período pós-2015.

A ciência proporciona muitas respostas a ameaças comuns e várias inovações que nos podem ajudar a aproveitar oportunidades comuns. A nossa geração é a primeira com o conhecimento e com as ferramentas para acabar com a pobreza extrema. A nossa geração é a que deve, e pode, com as tecnologias que já estão à nossa disposição, delinear um caminho para um futuro sustentável. Temos também a responsabilidade de proteger toda a humanidade contra as utilizações destrutivas dos avanços científicos e capacitar, sobretudo através da aposta num mundo livre de armas nucleares e conter a proliferação de outras armas de destruição maciça.

Podemos fazer tudo isto e mais se trabalharmos em conjunto para aproveitar o poder da ciência em prol de um bem maior em toda a parte e promover políticas baseadas em dados comprovados. Aguardo com expectativa para trabalhar com as comunidades científicas e académicas e com todos os outros parceiros que possam contribuir para a missão global das Nações Unidas pela paz, pelo desenvolvimento e pelos direitos humanos. Aceitem, por favor, os meus votos para uma celebração memorável.

Mais informação em http://www.un.org/en/events/scienceday/week.shtml

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)