|
porFGS
fonteFGS
a 06 NOV 2013

“Ler Mais” pretende equipar a Biblioteca de Nhambira

A FGS acaba de lançar a campanha “Ler Mais” cujas doações se destinam a equipar a Biblioteca Escolar da comunidade rural de Nhambira, em Moçambique. A campanha – que já está online na Plataforma OLMO - pretende angariar um total de 5.635 Euros em 60 dias.

Lápis, borrachas, mesas, bancos, cadernos e livros. A lista de material para dar vida à Biblioteca Escolar de Nhambira não acaba aqui, tal como não acaba o interesse desta comunidade em mais e melhor educação!

Moçambique tem uma das maiores taxas de analfabetismo do Mundo e um ensino público ainda insuficiente para todas as crianças. Nhambira não é exceção e aqui se verificam problemas como a baixa qualidade do ensino prestado, a ausência de material educativo adequado e ainda a problemática da assiduidade dos alunos – que se ausentam para dar apoio às famílias e contribuir assim para o parco rendimento diário familiar.

Está ainda muito presente a realidade dos jovens locais que tinham que percorrer diariamente mais de 10 km para irem à escola na comunidade de Nhangau. Esta limitação levou a FGS e os seus parceiros locais a apoiarem a construção de uma escola na própria comunidade de Nhambira, projeto que incluiu, desde logo, a edificação de um espaço para servir de Biblioteca. Agora, finalizadas as construções, resta dar vida a esta Biblioteca, equipando-a e preparando-a para os alunos e professores de Nhambira e das comunidades adjacentes!

Ao adquirir os materiais e livros necessários será possível continuar a combater o elevado nível de analfabetismo da zona e aumentar a qualidade do Ensino prestado na escola. O contacto e a familiarização com os livros e a possibilidade de uma regular leitura de livros pedagógicos são essenciais no processo de aprendizagem e desenvolvimento de capacidade.

Tornar este facto em realidade está ao nosso alcance! Estamos certos de que com a colaboração de todos ficaremos mais perto de o conseguir! Faça a diferença em Nhambira! Para saber mais e colaborar visite a Plataforma OLMO.

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010