porIMVF
fonteIMVF
a 06 NOV 2013

Viver a Cidadania Global nos Museus

Museu Mundial é um dos mais recentes projetos do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) para a disseminação e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). O IMVF empenhado nas temáticas da Cidadania Global tem vindo a trabalhar no sentido de contribuir para a prossecução dos ODM.

Apesar das muitas conquistas, a menos de 800 dias de 2015, ano que se assinala a meta imposta pela ONU para alcançar os oito ODM, sabemos que nem todos os objetivos serão alcançados. Sendo inegável que os ODM constituem a base fulcral das políticas de desenvolvimento nacionais e internacionais e que, neste momento, 80% dos cidadãos europeus ainda desconhece os ODM, urge fortalecer o conhecimento dos cidadãos sobre as grandes políticas do Desenvolvimento.

Numa parceria entre ONGD europeias e Museus da Hungria, Alemanha, República Checa e Portugal, o novo projeto Museu Mundial, irá integrar temáticas como a pobreza, a igualdade de género e a sustentabilidade ambiental, nos programas e agendas culturais destes museus.

Pretende-se assim, ao longo de 36 meses (abril 2013 a março 2016), reforçar os ODM não só junto dos visitantes, mas também junto dos técnicos dos museus e das ONGD, numa abordagem inovadora de incorporação da educação global.

Este projeto é coordenado em Portugal pelo IMVF, em estreita parceria com a Divisão Cultural da Câmara Municipal de Loures e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria é cofinanciado pela União Europeia e apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Mais informação aqui.

(Artigo escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico)