|
porACNUDH
fonteACNUDH
a 31 OUT 2013

Direito ao Desenvolvimento: vontade política é urgente para lidar com crescentes desigualdades

A Presidente do Grupo de Trabalho Intergovernamental das Nações Unidas sobre o Direito ao Desenvolvimento ao falar com diplomatas em Nova York , alertou sobre o aumento dramático das desigualdades dentro e entre os países durante a atual crise económica e financeira mundial, sem precedentes.

O aumento das desigualdades trouxe "inúmeras vítimas, violando os seus direitos humanos , e ameaçando o ecossistema do qual a vida depende ", disse Tamara Kunanayakam, que atualmente preside ao Grupo de Trabalho encarregado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para monitorizarar e informar sobre a promoção e implementação do direito ao desenvolvimento.
 
"Não temos falta nem de meios nem de recursos para enfrentar estes desafios históricos através da cooperação internacional e da solidariedade. Problemas de caráter global só podem ser resolvidos por meio da ação coletiva", disse Tamara Kunanayakam à Assembléia Geral da ONU durante a apresentação do mais recente relatório do Grupo de Trabalho, intitulado: "A questão é: Existe vontade política para fazê-lo" ?

Se nenhum progresso for feito na realização do direito ao desenvolvimento, em seguida, a justiça social e a igualdade , bem como a justiça nacional e internacional, deve ser dado o destaque que merecem no discurso de desenvolvimento de hoje.

Ms. Kunanayakam exortou os governos de  todo o mundo a implementarem a Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento, chamando-o de "um instrumento que fornece uma estrutura para a construção de uma sociedade humana baseada na justiça, na igualdade , na solidariedade e na não-discriminação. "

O Grupo de Trabalho foi criado em 1998 pela então existente Comissão de Direitos Humanos , para monitorizar e e analisar os progressos realizados na promoção e implementação do direito ao desenvolvimento no mundo.

(*) Leia o relatório completo aqui.

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010