porCésar Neto
fontePlataforma
a 25 OUT 2013

Ciclo de cinema “Direitos e Desenvolvimento / CINE-ONU”: Exibição do filme “Lusitânia Expresso”

No dia 23 de Outubro a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) organizaram a exibição de “Lusitânia Expresso” do realizador Fernando Manso, documentário que recupera a história de uma viagem organizada em 1992 por um grupo de jovens portugueses rumo a Timor-Leste no âmbito da "Missão Paz em Timor".

Essa missão propunha-se prestar homenagem às vítimas dos acontecimentos de 12 de Novembro de 1991 em Timor-Leste, quando tropas indonésias abriram fogo indiscriminadamente sobre os milhares de pessoas que participavam na homenagem fúnebre ao jovem timorense Sebastião Gomes, abatido por soldados no cemitério de Santa Cruz. No entanto, o objectivo principal desta viagem era denunciar ao mundo a violência que estava a ser cometida pelo Indonésia em Timor Leste.

O documentário foi pretexto para um debate que contou com a participação de Antonino Araújo, Embaixador de Timor-Leste na CPLP, Cristina Cruz, representante da ONGD CIDAC, Francisco Manso, o realizador do filme, José Amaral, representante cultural da Embaixada de Timor-Leste em Portugal, Manuel Lapão, Direcção de Cooperação da CPLP e Rui Marques, o organizador da missão de 92. Foi moderado por Júlia Galvão Alhinho, Responsável pela Comunicação para Portugal do UNRIC.

Pode assistir a uma pequena reportagem sobre esta sessão aqui (realizada pela CPLP).

Esta foi mais uma sessão do Ciclo de Cinema “Cine-ONU / Direitos e Desenvolvimento”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com o UNRIC e que contou com o apoio da CPLP.