porCésar Neto
fontePlataforma
a 25 OUT 2013

Ciclo de Cinema: Exibição do filme "Crianças Invisíveis" no Seixal

A Plataforma Portuguesa das ONGD, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) e a Câmara Municipal do Seixal organizaram no dia 23 de Outubro uma sessão especial do Ciclo de Cinema "Direitos e Desenvolvimento/CINE-ONU" na Escola Básica Nun’Álvares na Arrentela-Seixal.

Esta sessão foi inserida no âmbito do Projecto “Povos, Culturas e Pontes”, tendo como objectivo assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza junto de alunos de turmas do 5º, 6º e 7º ano da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclo Nun’Álvares e Escola Secundária Dr. José Afonso. O auditório estava cheio.

Nesta sessão foi exibida a curta Bilu & João, de Katia Lund, que retrata um dia na vida de duas crianças nas ruas de São Paulo. Esta curta faz parte do projecto “Crianças Invisíveis” que reúne 7 filmes de 7 grandes realizadores, que através da Sétima Arte mostram ao mundo os problemas que as crianças dos 5 continentes ainda enfrentam.

Antes da curta foi lido um poema sobre pobreza escrito pela Encarregada de Educação de um dos alunos presentes e após esta foi exibido um mini-filme realizado pela Escola Básica Nun’Alvares: “Este Mundo Vai Ser Melhor Porque Estou Cá”.

A exibição do filme foi seguida de um debate com César Neto da Plataforma Portuguesa das ONGD e José Joaquim da  Associação “Dá-me a Tua Mão”. A moderação foi da responsabilidade de Júlia Galvão Alhinho do UNRIC.

Para finalizar esta manhã dedicada aos Direitos Humanos, à Pobreza e aos Direitos das Crianças, um grupo de alunos apresentou uma peça de teatro de sombras chinesas: "João e o feijoeiro mágico”.