porONU
fonteONU
a 16 OUT 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial da Alimentação

Todos os dias, mais de 840 milhões de pessoas passam fome num mundo de abundância. Este facto por si só deveria ser motivo de indignação moral e uma acção concertada.

No entanto, o desafio vai muito mais fundo. Dois mil milhões de pessoas sofrem com a "fome oculta" da malnutrição. A má nutrição também significa cerca de 1,4 mil milhões de pessoas têm excesso de peso, sendo que cerca de um terço estão obesos e correm o risco de doença cardíaca coronária, diabetes ou outros problemas de saúde .

A chave para uma melhor nutrição e, finalmente, para garantir o direito de cada pessoa à alimentação, encontra-se em melhores sistemas alimentares - abordagens políticas e investimentos mais inteligentes, que tenham em conta o meio ambiente, as pessoas, as instituições e os processos pelos quais os produtos agrícolas são produzidos, processados e trouxe para os consumidores em de forma sustentável.

Estou satisfeito que muitos países em todo o mundo se juntaram ao nosso Desafio Fome Zero e se comprometeram a trabalhar juntos para criar sistemas alimentares sustentáveis.

Juntos, podemos ajudar a garantir que todos tenham suficientes alimentos nutritivos todos os dias. Neste Dia Mundial da Alimentação, vamos procurar alcançar Fome Zero para todos, no decurso da nossa vida.

Mais informação em http://www.fao.org/getinvolved/worldfoodday/en/