porONU
fonteONU
a 11 OUT 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional da Rapariga

Capacitar as raparigas, garantir os seus direitos humanos e abordar a discriminação e violência que estas enfrentam é essencial para o progresso de toda a família humana. Uma das melhores opções para alcançar todos estes objetivos é providenciar às raparigas a educação que estas merecem.

Mesmo assim, muitas meninas em vários países são impedidas de progredir devido ao seu género. Aquelas cujas mães também foram privadas de ter uma educação, que vivem numa comunidade pobre, ou que são portadoras de uma deficiência ainda têm mais obstáculos. Entre as raparigas que chegam a ir à escola, muitas são vítimas de discriminação e violência.

Eu lancei a “Iniciativa Educação Global Primeiro” para acelerar o progresso de colocar todas as crianças nas escolas, especialmente raparigas. Temos o objetivo de ensinar mais do que a ler e a contar, estamos a esforçar nos para criar cidadãos globais que consigam enfrentar os desafios complexos do século XXI.

Para atingir resultados significativos, precisamos de novas soluções para os desafios da educação das raparigas. Também é necessário ouvir as vozes dos jovens.

Ouvi as vozes de várias raparigas à volta do mundo que participaram nas conversas para a nova Declaração das Raparigas. Eu procuro assegurar que a Educação Global em Primeiro mobilize todos os parceiros a responder ao seu forte apelo por empoderamento.

Mais amplamente, a nossa campanha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio em 2015 e formular uma visão para o período posterior a essa data, deve abordar os problemas e potencial das raparigas de todo o mundo.

Neste Dia Internacional da Rapariga, vamos trabalhar em conjunto para investir na educação de forma a que as raparigas possam avançar no seu desenvolvimento pessoal e contribuírem para o nosso futuro comum.

---------------------

Mais informação em http://www.un.org/en/events/girlchild/

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)