porFGS
fonteFGS
a 09 OUT 2013

Dois novos projectos para reforçar trabalho em Cidadania Global

No âmbito do processo de candidatura a cofinanciamento de projetos de Educação para o Desenvolvimento, o Camões I.P. aprovou recentemente os projetos “Sinergias ED – Conhecer para melhor agir” e “Co-construindo uma rede de Educação para a Cidadania Global no meio escolar”.

São boas notícias para o reforço do trabalho na área da Educação para o Desenvolvimento/ Cidadania Global que a Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) desenvolve desde 2006 de forma continuada.

A lógica de trabalho tem-se centrado em parcerias com entidades que partilham a mesma visão e objetivos. Os dois novos projetos reforçam esta atuação, mantendo-se a colaboração com o CIDAC e iniciando-se uma relação de trabalho mais próxima no âmbito da ED com o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).

Sinergias ED – Conhecer para melhor agir – Promoção da investigação-ação na ED em Portugal” resulta de uma parceria entre a FGS e o CEAUP e pretende, globalmente, contribuir para colmatar a falta de ligação que prevalece entre as áreas de investigação e ação no âmbito da ED. Promover e valorizar a Educação para o Desenvolvimento em Portugal e a qualidade da sua intervenção são os objetivos últimos desta iniciativa que se propõe trabalhar diretamente com seis outras Organizações da Sociedade Civil, seis Instituições de Ensino Superior e 18 investigadores, 12 docentes e 54 discentes que demonstrem interesse em trabalhar cientificamente esta temática. Este projeto terá início em novembro próximo e uma duração prevista de 2 anos.

O projeto “Co-construindo uma rede de Educação para a Cidadania Global no meio escolar” dá continuidade à parceria entre o CIDAC e a FGS no âmbito projeto “Reinventar Fronteiras”, tendo como propósito potenciar e congregar capacidades no meio escolar e motivar atores educativos para enfrentar os desafios do nosso tempo com base em valores e princípios de Educação para a Cidadania Global. Para tal, apostar-se-á no fortalecimento do processo de co-construção de uma rede de Educação para a Cidadania Global no meio escolar. Durante os dois anos de projeto prevê-se o envolvimento de docentes e profissionais de quadro escolar para além de técnicos de ONGD, entre outras entidades da sociedade civil.

A lista integral dos 15 projetos selecionados pelo Camões I.P. foi tornada pública a 2 de setembro de 2013 e está disponível online aqui.

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)