porONU
fonteONU
a 21 SET 2013

Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz é um tempo de reflexão – um dia em que reiteramos a nossa crença na não-violência e apelamos a um cessar-fogo global. Pedimos às pessoas de todo o mundo para fazerem um minuto de silêncio ao meio-dia (hora-local) para honrar aqueles que perderam a vida em conflitos e os que sobreviveram e vivem hoje com o trauma e dor.

Este ano damos destaque à Educação para a Paz. A educação é vital para fomentar a cidadania global e construir sociedades pacíficas.

Em Junho, Malala Yousafza, a menina paquistanesa, alvo de assassinato pelos Talibã, por ter feito uma campanha sobre o direito a uma boa educação, veio as Nações Unidas. Malala afirmou: “Um professor, um livro, uma caneta, podem mudar o mundo”. Estas são as nossas armas mais poderosas.

Foi por isso, que lancei no ano passado, a Iniciativa “Educação Global em Primeiro Lugar”. Todas as raparigas e rapazes merecem ter uma educação de qualidade e aprender os valores que lhes permitirão ver a si próprios como parte da comunidade global.

Os Governos e parceiros de desenvolvimento estão a trabalhar para colocar todas as crianças na escola, e dessa forma prepará-las para a vida no século XXI. Existe uma nova dinâmica nos países com maiores necessidades, tais como aqueles que são afetados pelos conflitos, onde a maioria das crianças não têm uma educação. Temos de agir mais – muito mais. 57 milhões de crianças ainda não têm acesso à educação. Outros milhões necessitam de melhores condições educativas.

Educar as crianças mais pobres e marginalizadas vai requerer uma liderança política firme e um maior compromisso financeiro. Mesmo que ajuda pública para a educação tenha caído pela primeira vez numa década. Temos de inverter esta tendência, formar novas parecerias, e atrair mais atenção para a qualidade da educação.

Neste Dia Internacional da Paz, comprometamo-nos  a ensinar às nossas crianças o valor da tolerância e do respeito mútuo. Vamos investir nas escolas e nos professores que vão construir um mundo justo e inclusivo, que abrace a diversidade. Vamos lutar pela paz e defendê-la com todas as nossas forças.

Mais informação aqui.

(Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)