|
porRobin Hood Tax
fonteRobin Hood Tax
a 19 SET 2013

1 milhão de assinaturas pela Taxa sobre as Transacções Financeiras

A criação e aplicação de uma Taxa sobre as Transacções Financeiras (TTF)  vêm sendo discutidas há vários anos a nível internacional, não só no âmbito da UE como também da ONU e do G20. A ideia é criar uma taxa sobre as transacções financeiras à escala global que contribua para ajudar os países mais afectados pela instabilidade financeira.

A TTF tem várias vantagens. É uma maneira de obter do sector financeiro e da banca, até agora em grande parte isenta de taxas (por exemplo, isenção de IVA), uma contribuição justa e equilibrada (com taxas muito modestas de 0,01%), tanto mais necessária, considerando que este sector tem sido financiado, em grande parte, pelos contribuintes.

Mas mais importante, esta taxa pode criar mais recursos para minimizar os efeitos económicos e sociais muito negativos causados pela crise e pelos cortes sociais em Portugal, na Europa e no Mundo. É essencial que parte das receitas desta taxa sejam canalizadas para financiar prioridades que devem também ser consideradas como um objectivo comum a todos os países europeus, nomeadamente a luta contra a pobreza, o combate às doenças pandémicas e a minimização dos efeitos das alterações climáticas nos países em desenvolvimento.

Por último, esta taxa pode contribuir positivamente para mudar o comportamento dos mercados financeiros e da banca, tornando estes mais favoráveis aos investimentos produtivos de longo prazo.

Notícia relacionada: Sociedade Civil apela que seja implementada uma Taxa sobre as Transacções Financeiras alargada

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010